Guaramirim
Fortes chuvas causam deslizamentos e deixam mais de 200 desalojados
Grupo de Resposta às Ações Coordenadas (Grac) esteve reunido desde a madrugada para avaliar ocorrências

As fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias provocaram grandes estragos em Guaramirim. A Prefeitura Municipal, através do Grac (Grupo de Resposta às Ações Coordenadas), esteve reunido desde a madrugada de segunda-feira (18) nos Bombeiros Voluntários do município para avaliar as ocorrências e prestar atendimento às famílias atingidas. O município decretou situação de emergência.
De acordo com o prefeito Luis Antonio Chiodini, que responde pelo comando do Grac, a situação mais crítica é no Vila Freitas, onde um deslizamento de terra ocasionou a destruição de dez residências e a interdição da SC-108. Os moradores conseguiram sair antes do deslizamento acontecer. Foram registrados pontos de alagamento nos bairros Centro, Avaí, Nova Esperança e pequenos deslizamentos em outras localidades, todos sem vítimas.
Cerca de 200 pessoas ficaram desalojadas e o município disponibilizou um abrigo para recebê-las, porém apenas quatro pessoas utilizaram o espaço até o nível da água baixar em seus imóveis. As demais se dirigiram para casa de amigos ou parentes.
Conforme o diretor da Defesa Civil de Guaramirim, Ezequiel de Souza, nas últimas 72 horas foi registrado o acumulado de 262 milímetros de chuva no município. Além dos pontos onde já ocorreram deslizamentos e alagamentos, o Grac e administração municipal se preocupam com as áreas de risco, onde o solo está encharcado e podem ocorrer novos deslizamentos. “Os integrantes do Grac e voluntários deram o suporte necessário para atender as famílias atingidas, priorizando a segurança das pessoas para posteriormente iniciar os trabalhos de limpeza e recuperação dos locais atingidos”, diz.
O Grac tem o intuito de planejar ações e um sistema de comando de operações para que o município esteja preparado para agir em situações de emergência. Ele é formado por representantes da Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários e Militar, Polícia Militar e Jeep Club.
OCORRÊNCIAS
• Por volta da 1h30: ocorrência de maior volume - deslizamento de terra na Vila Freitas, que ocasionou a destruição total de dez casas e a interdição da SC-108. Todas as pessoas conseguiram sair a tempo.
• A partir disso, foram registrados pequenos deslizamentos em outros bairros interditando vias públicas e quedas de muro.
• Alagamento das principais ruas do Centro, Avaí, Nova Esperança.
• Enxurrada no bairro Amizade, atingindo casas mas sem vítimas
• Duas quedas de árvore, uma na Vila Amizade e outra às margens da SC-108
NÚMEROS
• 200 pessoas desalojadas
• 10 casas atingidas no deslizamento na Vila Freitas
• 2 escolas atingidas por alagamentos
• Prejuízo material em todo o município ainda não calculado
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!
Matérias Relacionadas
Segurança
Quatro pessoas são autuadas por posse de drogas na região
Todos foram abordados com maconha
Saúde
Cirurgias eletivas são suspensas por 20 dias em SC
Não estão suspensas as urgências e as emergências e nem os procedimentos tempo-sensíveis - aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco

Segurança
Jovem é preso depois de furtar televisão em Guaramirim
Fato aconteceu no sábado (20), no centro da cidade

Segurança
Homem é detido após ameaçar mulher em Guaramirim
Fato aconteceu na noite de sábado(20), no bairro Nova Esperança
