vacina
Guaramirim

Após quase seis meses, 60 casas devem ser desinterditadas na Vila Freitas em Guaramirim

Na última quinta-feira (5), o órgão municipal avaliou a estrutura das casas e, segundo Ezequiel

09 Set 2019 - 06h00Por Janici Demetrio

A Defesa Civil de Guaramirim espera concluir e entregar até esta segunda-feira (9), os laudos técnicos das residências interditadas na região da Vila Freitas, desde fevereiro, por conta de um deslizamento de terra.

Conforme o diretor de Defesa Civil do município, Ezequiel de Souza, há cerca de dez, foram realizados voos com drones, quando foi constatado que os riscos de novos deslizamentos passaram de alto para baixo.

Também foram feitas sondagens e drenagem no local que permitiram a liberação dos imóveis aos proprietários. Na última quinta-feira (5), o órgão municipal avaliou a estrutura das casas e, segundo Ezequiel.

As casas estão interditadas desde o dia 17 de fevereiro, por conta de um deslizamento de terra que atingiu a região da Vila Freitas, que além de destruir dez casas, danificou a SC-108.

A obra na rodovia, que estava fechada desde o dia 18 de fevereiro, iniciou há cerca de um mês, por enquanto, foram realizadas drenagem e limpeza do solo, com retirada de entulhos da encosta à esquerda.

Além disso, a empresa responsável pelas obras, de Palhoça, já montou o canteiro de obras, entre os quilômetros 34 e 35. São dois contêineres que serão usados como almoxarifado e escritório pela equipe que, ao mesmo tempo em que prepara o terreno para a recuperação, produz o projeto técnico. Ele deverá ser apresentado até 15 de setembro, com todas as especificações.

A Defesa Civil fez um plano de trabalho, especificando que deveria ter um muro tipo gabião e uma crib wall, além da realização da drenagem. O gabião será colocado na encosta com pedras britadas e amarradas por telas flexíveis, drenantes e de grande durabilidade e resistência. A ideia é que evitem novos deslizamentos.

Em cima, terá a contenção em crib wall, com peças modulares que formarão um grande muro. A empresa montará a frente de trabalho e produzirá as peças no local, já que o prazo é curto: as obras devem ficar prontas em 90 dias. O investimento total é de R$ 2,1 milhões, em recursos federais.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Segurança

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022
A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país
Segurança

Briga familiar termina em caso de Polícia em Guaramirim

Caso foi registrado nesta quarta-feira (24)
Briga familiar termina em caso de Polícia em Guaramirim
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Guaramirim