Corupá

Vacina contra febre amarela passa a ser oferecida em todos os postos de Corupá

Até o começo desta semana foram vacinadas 7.985 pessoas, que corresponde a 63% da meta

27 Mar 2019 - 08h00Por Prefeitura de Corupá
Vacina contra febre amarela passa a ser oferecida em todos os postos de Corupá - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Corupá intensificou a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela. A partir desta semana até o dia 18 de abril os quatro postos de saúde do município estarão aplicando doses da vacina para pessoas com idade entre 9 meses a 59 anos. De acordo com dados da Secretaria até o começo desta semana foram vacinadas 7.985 pessoas, que corresponde a 63% da meta de 12.672 pessoas – que é de 95%.

No dia 6 de abril ocorre mais uma ação de mobilização no sábado quando o posto ESF3 vai atender a população das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h. Quem já tomou uma dose da vacina não precisa tomar uma nova, já que, desde abril de 2017, a recomendação do Ministério da Saúde é de dose única. Para as pessoas com mais de 60 anos, a vacina é aplicada conforme recomendação médica. 

Manifestação da doença

A febre amarela é uma doença infecciosa e não contagiosa que se mantém endêmica ou enzoótica nas florestas tropicais dos continentes americano e africano, sendo transmitida às pessoas mediante a picada de insetos hematófagos da família Culicidae, em especial dos gêneros Aedes e Haemagogus. 

As manifestações iniciais da doença são: febre alta de início súbito, sensação de mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Quando a doença evolui para a forma grave, há um aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) e ocorre funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins. A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Paróquia São José de corupá recorda os 50 anos de falecimento do padre Vicente Schmitz

No sábado, às 19h, será celebrada Santa Missa
Paróquia São José de corupá recorda os 50 anos de falecimento do padre Vicente Schmitz
Corupá

Armado de faca, jovem ameaça pai e vizinho em Corupá

Vizinho escutou os gritos e foi tentar ajudar a vítima na tarde desta segunda-feira.
Armado de faca, jovem ameaça pai e vizinho em Corupá
Geral

Setor de planejamento da Prefeitura de Corupá oferece canal de comunicação pelo WhatsApp

População poderá interagir com o setor, enviando mensagens sobre eventuais processos em andamento no planejamento ou simplesmente, tirar alguma dúvida
Segurança

Homem é preso por agredir mulher com chicote em Corupá 

Ocorrência foi registrada pela Polícia Militar na noite de domingo (9)
Homem é preso por agredir mulher com chicote em Corupá 
Ver mais de Corupá