transito
Corupá

Vacina contra febre amarela passa a ser oferecida em todos os postos de Corupá

Até o começo desta semana foram vacinadas 7.985 pessoas, que corresponde a 63% da meta

27 Mar 2019 - 08h00Por Prefeitura de Corupá

A Secretaria Municipal de Saúde de Corupá intensificou a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela. A partir desta semana até o dia 18 de abril os quatro postos de saúde do município estarão aplicando doses da vacina para pessoas com idade entre 9 meses a 59 anos. De acordo com dados da Secretaria até o começo desta semana foram vacinadas 7.985 pessoas, que corresponde a 63% da meta de 12.672 pessoas – que é de 95%.

No dia 6 de abril ocorre mais uma ação de mobilização no sábado quando o posto ESF3 vai atender a população das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h. Quem já tomou uma dose da vacina não precisa tomar uma nova, já que, desde abril de 2017, a recomendação do Ministério da Saúde é de dose única. Para as pessoas com mais de 60 anos, a vacina é aplicada conforme recomendação médica. 

Manifestação da doença

A febre amarela é uma doença infecciosa e não contagiosa que se mantém endêmica ou enzoótica nas florestas tropicais dos continentes americano e africano, sendo transmitida às pessoas mediante a picada de insetos hematófagos da família Culicidae, em especial dos gêneros Aedes e Haemagogus. 

As manifestações iniciais da doença são: febre alta de início súbito, sensação de mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Quando a doença evolui para a forma grave, há um aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) e ocorre funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins. A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (18).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (17).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Corupá