Corupá

Saúde de Corupá orienta população a redobrar os cuidados com o Coronavírus

Região Nordeste do Estado, onde está localizado o Município, tem risco potencial Grave de Covid-19, segundo o Governo de Santa Catarina

09 Jul 2020 - 11h33Por Da Redação

A Secretaria de Saúde de Corupá orienta a população a redobrar os cuidados de prevenção com o Coronavírus. Somente de terça (7) para quarta-feira (8), seis novos casos de Covid-19 foram registrados no Município. O número passou de 82 para 99 casos em duas semanas.

Conforme a Avaliação de Risco Potencial para Covid-19 realizada pelo Governo de Santa Catarina, a região Nordeste do estado – onde localiza-se Corupá – está em situação considerada Grave (cor laranja) para o contágio da doença. Os níveis de risco são calculados a partir de oito indicadores como isolamento social, testagem, ampliação de leitos, entre outros.

Mesmo com 92 pacientes já recuperados da doença no Município e nenhum internado neste momento, o período pede cuidado. Casos de doenças respiratórias tendem a aumentar com o frio.

“Acompanhamos os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde e a situação de gravidade é muito alarmante. Estamos vivendo o pico da doença. O mês de julho e o de agosto devem se concretizar como os mais sérios da pandemia para a nossa região. Definitivamente não é o momento para nos descuidarmos”, observou o secretário de Saúde de Corupá, Michael Marques.

A situação fica mais preocupante após a Prefeitura de Jaraguá do Sul confirmar que 80% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da cidade estão ocupados. Os hospitais do município vizinho são os de referência para os moradores de Corupá.

“Tenho observado que a população em geral está relaxando em Corupá. Temos visto reuniões de famílias, aniversários. Não é o momento para confraternizações. Também temos flagrado estabelecimentos descumprindo regras sanitárias. Chegamos a 120 dias de pandemia em SC. Não vamos mais fazer orientações. As vigilâncias tomarão medidas punitivas”, complementou Marques.

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica continuam realizando testes rápidos em funcionários de estabelecimentos comerciais em Corupá. Nova ação de vistoria e de testagem em massa irá ocorrer nos próximos dias na cidade.

O secretário de Saúde ainda afirma que ações são avaliadas em conjunto com as demais cidades da região. “Se a situação ficar mais grave, não descartamos novas medidas restritivas”, disse.

Denúncias de aglomerações, festas, estabelecimentos descumprindo regras, e demais irregularidades relacionadas ao Coronavírus, devem ser denunciadas à Polícia Militar, através do 190.

Médico avalia que estamos chegando ao auge da pandemia

Para o médico Maicon Fernando Eger (especializado em Clínica Médica – CRM/SC 24954), que atua na rede de Saúde Pública de Corupá e também no setor da UTI do Hospital São José, em Jaraguá do Sul, estamos vivendo o momento mais delicado da pandemia.

“Não devemos só avaliar o número total de casos, mas o número crescente de novos registros de Covid-19, que aumentou em todas as cidades da região. Estamos chegando no auge da pandemia”, afirmou o Dr. Maicon.

Para o médico, a população também tem responsabilidade e deve tomar todas as medidas de prevenção que estão ao seu alcance. “Faça a lavagem das mãos com sabão por pelo menos 40 segundos; passe o álcool-gel 70% por 20 segundos nas mãos; não leve a mão ao rosto ou aos olhos. Siga todas as regras de etiqueta da tosse”, explicou.

“Apesar de a área da Saúde ser o nosso foco, nós também acompanhamos a situação econômica, e sabemos que novas restrições não são interessantes. Por isso nós, como população, devemos tomar estes cuidados, e evitar que medidas mais drásticas precisem ser implementadas. Se mantenha em casa quando possível, tire os calçados ao chegar em casa, evite locais com aglomerações, e não tenha contato íntimo com pessoas (como abraços e apertos de mão)”, complementou Maicon.

O Governo de SC ainda detalhou aos municípios que estão em situação considerada Grave para o Coronavírus o que se deve fazer no momento:

O que a sociedade em geral pode fazer?

·         Higienizar as mãos com frequência

·         Adotar como prática a etiqueta da tosse.

·         Evitar viajar e realizar comemorações com a presença de pessoas que não residem em sua casa.

·         Ficar em casa a maior parte do tempo.

·         Ingerir bastante água e se alimentar de forma saudável.

·         Manter distância de 1,5 metros de outras pessoas.

·         Não participar ou frequentar locais em que possa haver aglomeração de pessoas.

·         Priorizar serviços de delivery.

·         Quando possível adiar consultas, exames médicos, cirurgias e outros procedimentos que possam provocar danos à saúde e a ida a locais onde há pessoas potencialmente doentes.

·         Utilizar máscara em espaços públicos e espaços privados compartilhados.

O que o setor público está fazendo:

·         Adota critérios técnico-científicos para autorizar ou suspender atividades que acarretem em incremento do risco sanitário à sua população.

·         Afasta colaboradores confirmados ou suspeitos de COVID-19.

·         Avalia o risco x benefício da atividade para autorizar o funcionamento no seu território.

·         Desestimular e usar de meios para diminuir qualquer atividade que acarrete em aglomeração de pessoas.

·         Fiscaliza estabelecimentos quanto ao cumprimento de medidas e diretrizes para adequação das atividades de modo a evitar a disseminação do COVID-19.

O que o setor privado está orientado a fazer?

·         Adaptar seu funcionamento para manter o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, sanitização de ambientes e higienização.

·         Adequar seu o funcionamento com 50% da capacidade.

·         Adotar regimes de escala, rodízio e/ou novos turnos de trabalho com redução do número de trabalhadores presentes ao mesmo tempo no ambiente.

·         Afastar colaboradores confirmados ou suspeitos de COVID-19. Apresentar informativo visível das normas de funcionamento do local para a prevenção de contaminação com COVID-19.

·         Disponibilizar pias com água e sabão ou álcool 70% para higienização das mãos de funcionários e clientes.

·         Higienizar com frequência equipamentos e utensílios com álcool 70% ou preparações antissépticas respeitando as características do produto.

·         Intensificar higienização dos ambientes com preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar.

·         Monitorar temperatura corporal de funcionários e clientes e evitar a permanência no ambiente de pessoas com temperatura acima de 37,5º.

·         Priorizar a ventilação natural dos ambientes.

·         Priorizar o trabalho remoto principalmente para os trabalhadores que pertençam aos grupos de risco: idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência renal crônica, doenças respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares, gestantes, puérperas e imunodeprimidos.

·         Procurar testar regularmente colaboradores.

·         Uso de máscaras pelos funcionários.

FONTE: SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE SANTA CATARINA

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido

Dados do Registro Civil mostram que Brasil teve 970 mil casamentos e 420 mil divórcios em 2022, ou seja, cerca de 1 divórcio a cada 2 casamentos em 2022.
Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Corupá