Corupá

Saúde de Corupá orienta população a redobrar os cuidados com o Coronavírus

Região Nordeste do Estado, onde está localizado o Município, tem risco potencial Grave de Covid-19, segundo o Governo de Santa Catarina

09 Jul 2020 - 11h33Por Da Redação
Saúde de Corupá orienta população a redobrar os cuidados com o Coronavírus - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Corupá orienta a população a redobrar os cuidados de prevenção com o Coronavírus. Somente de terça (7) para quarta-feira (8), seis novos casos de Covid-19 foram registrados no Município. O número passou de 82 para 99 casos em duas semanas.

Conforme a Avaliação de Risco Potencial para Covid-19 realizada pelo Governo de Santa Catarina, a região Nordeste do estado – onde localiza-se Corupá – está em situação considerada Grave (cor laranja) para o contágio da doença. Os níveis de risco são calculados a partir de oito indicadores como isolamento social, testagem, ampliação de leitos, entre outros.

Mesmo com 92 pacientes já recuperados da doença no Município e nenhum internado neste momento, o período pede cuidado. Casos de doenças respiratórias tendem a aumentar com o frio.

“Acompanhamos os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde e a situação de gravidade é muito alarmante. Estamos vivendo o pico da doença. O mês de julho e o de agosto devem se concretizar como os mais sérios da pandemia para a nossa região. Definitivamente não é o momento para nos descuidarmos”, observou o secretário de Saúde de Corupá, Michael Marques.

A situação fica mais preocupante após a Prefeitura de Jaraguá do Sul confirmar que 80% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da cidade estão ocupados. Os hospitais do município vizinho são os de referência para os moradores de Corupá.

“Tenho observado que a população em geral está relaxando em Corupá. Temos visto reuniões de famílias, aniversários. Não é o momento para confraternizações. Também temos flagrado estabelecimentos descumprindo regras sanitárias. Chegamos a 120 dias de pandemia em SC. Não vamos mais fazer orientações. As vigilâncias tomarão medidas punitivas”, complementou Marques.

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica continuam realizando testes rápidos em funcionários de estabelecimentos comerciais em Corupá. Nova ação de vistoria e de testagem em massa irá ocorrer nos próximos dias na cidade.

O secretário de Saúde ainda afirma que ações são avaliadas em conjunto com as demais cidades da região. “Se a situação ficar mais grave, não descartamos novas medidas restritivas”, disse.

Denúncias de aglomerações, festas, estabelecimentos descumprindo regras, e demais irregularidades relacionadas ao Coronavírus, devem ser denunciadas à Polícia Militar, através do 190.

Médico avalia que estamos chegando ao auge da pandemia

Para o médico Maicon Fernando Eger (especializado em Clínica Médica – CRM/SC 24954), que atua na rede de Saúde Pública de Corupá e também no setor da UTI do Hospital São José, em Jaraguá do Sul, estamos vivendo o momento mais delicado da pandemia.

“Não devemos só avaliar o número total de casos, mas o número crescente de novos registros de Covid-19, que aumentou em todas as cidades da região. Estamos chegando no auge da pandemia”, afirmou o Dr. Maicon.

Para o médico, a população também tem responsabilidade e deve tomar todas as medidas de prevenção que estão ao seu alcance. “Faça a lavagem das mãos com sabão por pelo menos 40 segundos; passe o álcool-gel 70% por 20 segundos nas mãos; não leve a mão ao rosto ou aos olhos. Siga todas as regras de etiqueta da tosse”, explicou.

“Apesar de a área da Saúde ser o nosso foco, nós também acompanhamos a situação econômica, e sabemos que novas restrições não são interessantes. Por isso nós, como população, devemos tomar estes cuidados, e evitar que medidas mais drásticas precisem ser implementadas. Se mantenha em casa quando possível, tire os calçados ao chegar em casa, evite locais com aglomerações, e não tenha contato íntimo com pessoas (como abraços e apertos de mão)”, complementou Maicon.

O Governo de SC ainda detalhou aos municípios que estão em situação considerada Grave para o Coronavírus o que se deve fazer no momento:

O que a sociedade em geral pode fazer?

·         Higienizar as mãos com frequência

·         Adotar como prática a etiqueta da tosse.

·         Evitar viajar e realizar comemorações com a presença de pessoas que não residem em sua casa.

·         Ficar em casa a maior parte do tempo.

·         Ingerir bastante água e se alimentar de forma saudável.

·         Manter distância de 1,5 metros de outras pessoas.

·         Não participar ou frequentar locais em que possa haver aglomeração de pessoas.

·         Priorizar serviços de delivery.

·         Quando possível adiar consultas, exames médicos, cirurgias e outros procedimentos que possam provocar danos à saúde e a ida a locais onde há pessoas potencialmente doentes.

·         Utilizar máscara em espaços públicos e espaços privados compartilhados.

O que o setor público está fazendo:

·         Adota critérios técnico-científicos para autorizar ou suspender atividades que acarretem em incremento do risco sanitário à sua população.

·         Afasta colaboradores confirmados ou suspeitos de COVID-19.

·         Avalia o risco x benefício da atividade para autorizar o funcionamento no seu território.

·         Desestimular e usar de meios para diminuir qualquer atividade que acarrete em aglomeração de pessoas.

·         Fiscaliza estabelecimentos quanto ao cumprimento de medidas e diretrizes para adequação das atividades de modo a evitar a disseminação do COVID-19.

O que o setor privado está orientado a fazer?

·         Adaptar seu funcionamento para manter o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, sanitização de ambientes e higienização.

·         Adequar seu o funcionamento com 50% da capacidade.

·         Adotar regimes de escala, rodízio e/ou novos turnos de trabalho com redução do número de trabalhadores presentes ao mesmo tempo no ambiente.

·         Afastar colaboradores confirmados ou suspeitos de COVID-19. Apresentar informativo visível das normas de funcionamento do local para a prevenção de contaminação com COVID-19.

·         Disponibilizar pias com água e sabão ou álcool 70% para higienização das mãos de funcionários e clientes.

·         Higienizar com frequência equipamentos e utensílios com álcool 70% ou preparações antissépticas respeitando as características do produto.

·         Intensificar higienização dos ambientes com preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar.

·         Monitorar temperatura corporal de funcionários e clientes e evitar a permanência no ambiente de pessoas com temperatura acima de 37,5º.

·         Priorizar a ventilação natural dos ambientes.

·         Priorizar o trabalho remoto principalmente para os trabalhadores que pertençam aos grupos de risco: idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência renal crônica, doenças respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares, gestantes, puérperas e imunodeprimidos.

·         Procurar testar regularmente colaboradores.

·         Uso de máscaras pelos funcionários.

FONTE: SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE SANTA CATARINA

Matérias Relacionadas

Geral

Meteorologista explica massa de ar polar que atingirá SC

A sexta-feira deverá ter as menores temperaturas desse ar polar. A previsão para o amanhecer desse dia é algo entre -8 e -10°C na Serra. Algo próximo dos 0°C no Litoral. 
Meteorologista explica massa de ar polar que atingirá SC
Geral

1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas

Até o dia 20 de agosto, os candidatos podem se inscrever gratuitamente, no local designado por cada município participante do Festival: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder
1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas
Segurança

Mais de 80 carros são removidos ao pátio na operação "Documento Legal" na região

Operação que iniciou no dia 15 de julho segue em toda a região
Mais de 80 carros são removidos ao pátio na operação "Documento Legal" na região
Geral

Livro "No Vale das Cachoeiras" é apresentado durante sessão na Câmara de Corupá

A jornalista e professora Darci Rutsatz usou o Espaço Tribuna Livre, exibiu slides com a história do parque desde a sua fundação e presenteou os vereadores com um exemplar do livro
Livro "No Vale das Cachoeiras" é apresentado durante sessão na Câmara de Corupá
Ver mais de Corupá