Joaçaba Pneus
Corupá

Sábado é o Dia D da vacinação contra a febre amarela em Corupá

O atendimento no sábado Dia D será das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h

15 Mar 2019 - 06h00Por Prefeitura de Corupá
Sábado é o Dia D da vacinação contra a febre amarela em Corupá - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Corupá conclama a população para que compareça ao Posto de Saúde ESF 3 do Centro para receber a dose. A vacina é indicada para pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. Para as pessoas com mais de 60 anos, é aplicada conforme recomendação médica. O atendimento no sábado Dia D será das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h. 

Quem já tomou uma dose da vacina não precisa tomar uma nova, já que, desde abril de 2017, a recomendação do Ministério da Saúde é de dose única. 

Segundo levantamento da Secretaria Municipal Saúde de Corupá desde o ano passado até esta semana, o município vacinou 56,5% das pessoas que estão na faixa etária de abrangência da campanha o que representa 7.162 pessoas imunizadas. A meta em todo município é chegar a 95% das pessoas entre 9 meses e 59 anos, totalizando 12.672 pessoas. A única forma de evitar a febre amarela é através da vacinação. A vacinação continua ao longo da semana no Posto ESF 3 no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.

Mais sobre a doença

A febre amarela é causada por um vírus, do gênero flavivírus, transmitido pela picada de mosquitos pertencentes às espécies Aedes (principalmente Aedes aegypti, responsável também por transmitir a Zika, a dengue e a chikungunya).

Os sintomas iniciais da febre amarela são: febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo, dor abdominal. A febre amarela pode ter evolução rápida, em cerca de 10% dos casos, para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos em sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina e falência renal. Por isso a importância de identificar a doença precocemente para realizar os cuidados médicos necessários.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá e região saem do risco gravíssimo para covid-19

A maior preocupação permanece sendo a capacidade de atenção, o que avalia a taxa de ocupação de UTIs no Estado. Todas as regiões do Estado foram avaliadas com risco máximo (nota 4)
Jaraguá e região saem do risco gravíssimo para covid-19
Saúde

Coronavírus: Decreto com restrições já está em vigor em Jaraguá do Sul

As restrições levam em consideração a situação do sistema de saúde de Jaraguá do Sul, que é referência para o tratamento aos pacientes com covid-19 na microrregião do Vale do Itapocu
Coronavírus: Decreto com restrições já está em vigor em Jaraguá do Sul
Saúde

Corupá terá ação de vacinação contra a covid-19 nesta quinta

Na última mobilização, realizada no sábado (29), 103 profissionais foram imunizados
Corupá terá ação de vacinação contra a covid-19 nesta quinta
Saúde

Municípios da região anunciam medidas para conter coronavírus

As restrições passam a valer a partir do dia 3 de junho e levam em consideração a situação do sistema de saúde de Jaraguá do Sul, que é referência para o tratamento aos pacientes com covid-19 na microrregião do Vale do Itapocu.
Municípios da região anunciam medidas para conter coronavírus
Ver mais de Corupá