terça, 21 de maio de 2019 - 14h24
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
Corupá

Lançado Programa Cidade Empreendedora em Corupá

Evento contou com a presença de lideranças políticas e institucionais, empresários e comunidade

03 Mai 2019 - 05h30Por Sebrae SC
Lançado Programa Cidade Empreendedora em Corupá - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O programa Cidade Empreendedora foi lançando, nessa semana, pela Prefeitura de Corupá, no Norte catarinense, em parceria com o Sebrae/SC. A iniciativa tem por objetivo planejar, desenvolver e implementar ações para promover o desenvolvimento econômico com aproveitamento das oportunidades locais. O evento, realizado na noite da última terça-feira (30) na ACIAC – Associação Empresarial de Corupá, contou com a presença de lideranças políticas e institucionais, empresários e comunidade.

A gestora de projetos coletivos do Sebrae, Milena Zimmermann de Freitas, explicou que o programa reúne um conjunto de 35 soluções para melhorar o ambiente de negócios e implantar um plano de desenvolvimento com a participação dos agentes econômicos locais – empresários, produtores rurais, microempresas, associações e entidades empresariais. “O Sebrae tem várias ações para desenvolver o território, trazer o empreendedorismo para o município, além de ferramentas para ajudar a prefeitura a se profissionalizar e atender melhor os microempreendedores”, destaca.

Milena também reforçou o trabalho que será desenvolvido com foco nas micro e pequenas empresas e aos microempreendedores individuais (MEIs). “A criação da Sala do Empreendedor será um dos primeiros passos do Programa, buscando atender melhor o universo das empresas e empreendedores que querem investir em um negócio”.

Com 15 mil habitantes, Corupá é a capital catarinense da banana. Mas esse não é o único título. O secretário de desenvolvimento econômico, Cristiano Hack, conta que a cidade também é reconhecida como a capital das plantas ornamentais. “Queremos, por meio do programa, impulsionar ainda mais essas atividades. Hoje, mais de 300 produtores que vivem do cultivo de plantas ornamentais. Além disso, possuímos com uma indústria forte, sendo um dos maiores produtores da América do Sul de conectores eletrônicos, destacando-se, ainda, nos setores têxtil, moveleiro e metalmecânico”, enfatiza.

O prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi, salientou que o investimento no Cidade Empreendedora oportuniza, especialmente aos empreendedores e aos empresários, que tenham a qualificação necessária para obter o sucesso esperado e disputar o mercado que está cada vez mais competitivo. “Eu vejo, por natureza, que o povo daqui é empreendedor. O que precisamos é capacitá-lo ainda mais. Além disso, esperamos por meio do programa, desburocratizar a máquina pública, que acaba sendo um entrave no desenvolvimento”, observou.

O evento também contou com a participação do presidente da Câmara de Vereadores de Corupá, Lairton Hartmann Müller, que ressaltou a importância da iniciativa para promover o desenvolvimento local. “Desejo que todas as forças se unam em torno do programa, focando em áreas importantes para o desenvolvimento do município, atraindo investidores e mostrando os caminhos para a cidade crescer e se desenvolver.

Programa Cidade Empreendedora
Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o Programa Cidade Empreendedora permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas que visem apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local. Para isso, é feita a implantação de soluções de impacto nos eixos de desburocratização, lideranças, sala do empreendedor, compras públicas, educação empreendedora, estudos e pesquisas, planejamento estratégico da gestão municipal, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico. Um diferencial é que a responsabilidade pelo desenvolvimento local é distribuída entre diferentes atores locais, com atuação dentro da estrutura pública e da sociedade civil organizada, que em conjunto com os gestores municipais pensam e estruturaram o desenvolvimento econômico desejado para o município. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!