transito
Corupá

Fiscais monitoram se pacientes com Covid-19 estão em isolamento em Corupá

Grupo também acompanha evolução de sintomas dos moradores infectados

02 Set 2020 - 13h41Por Da Redação

Um grupo com quatro agentes epidemiológicos está atuando em Corupá na fiscalização e monitoramento de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus. Eles acompanham e registram a evolução dos sintomas e também confirmam se os pacientes estão cumprindo o isolamento social obrigatório.

Os trabalhos estão sendo realizados diariamente. A equipe, primeiramente, faz contato telefônico para acompanhar a evolução dos sintomas dos pacientes com Covid-19, e repassar orientações. 

O morador pode pedir a identificação do agente durante a ligação. Lembrando que as perguntas e orientações são todas relacionadas ao Coronavírus. Caso alguém perguntar sobre dados e informações muito pessoais, alerte a Secretaria de Saúde pelo telefone (47) 3375-1234.

Em data e horário que não são comunicados anteriormente, os agentes fiscalizam também se os pacientes diagnosticados estão cumprindo o isolamento social. Eles vão até as casas dos moradores para confirmação. A visita é rápida. Os fiscais estão identificados com crachá, como funcionários da Prefeitura de Corupá, e usam os equipamentos de segurança (EPIs como máscaras).

Caso o paciente confirmado para Covid-19 não esteja em casa, os agentes epidemiológicos realizam um registro de ocorrência na Polícia Militar. A Polícia Civil também é avisada sobre a irregularidade.

Em Corupá, os pacientes assinam um termo de compromisso por afastamento tanto por suspeita como para confirmação de Covid-19. Eles se comprometem a respeitar o isolamento social obrigatório. A quarentena é a medida mais eficaz para controlar e diminuir a transmissão e o contágio do Coronavírus.  

Segundo o Artigo 268 do Código Penal Brasileiro, “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa” é crime. A pena é detenção de um mês a um ano, e multa. Já o Artigo 131 diz que “praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio”, também configura crime e pode ser usado para casos de Coronavírus. A pena chega a quatro anos de prisão, e multa.

Moradores também podem denunciar irregularidades à Polícia Militar, através do 190. Denúncias também podem ser realizadas à Secretaria de Saúde pelo telefone e Whatsapp (47) 99222-6925.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC

Ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde
Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Ver mais de Corupá