dengue
Corupá

FGTS: Moradores de Corupá atingidos por ciclone bomba devem se cadastrar na Defesa Civil

Somente moradores que comprovarem que foram atingidos pelo vendaval terão direito ao benefício

04 Ago 2020 - 13h50Por Da Redação

Trabalhadores de Corupá que foram atingidos pelo ciclone bomba em 30 de junho devem procurar a Defesa Civil Municipal para fazer o cadastro para retirada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O órgão irá encaminhar as documentações para análise e aprovação da Caixa Econômica Federal. Ainda não há data para a liberação do saque.

Somente moradores que comprovarem que foram atingidos pelo vendaval terão direito ao benefício. Devem ser apresentados à Defesa Civil de Corupá fotos dos danos nas casas ou ainda notas fiscais de compra de materiais para reforma. Em casos de isenção de documentos comprobatórios, mediante justificativa plausível, a Defesa irá realizar vistoria no local para comprovação dos danos.

Para realização do cadastro, o trabalhador deve entrar em contato pelo telefone (47) 3375-2789, entre 8h e 12h, de segunda a sexta-feira, até o dia 25 de agosto, para agendar um horário presencial. No dia marcado, leve as documentações exigidas.

Documentos necessários:

* Identificação com foto;

* Comprovante de residência;

* Fotos que comprovam os danos materiais causados pelo ciclone bomba em 30 de junho, ou as notas fiscais de compras de materiais para reforma.

Análise do benefício

É importante salientar que a análise e o parecer de aprovação ou reprovação do benefício será realizada unicamente pela Caixa Econômica. A Defesa Civil agirá apenas como mediadora entre trabalhador e banco. Não é de responsabilidade do órgão municipal a decisão de quem recebe ou não o FGTS.

Após a análise da Caixa, o trabalhador que for aprovado poderá solicitar o benefício diretamente pelo aplicativo FGTS. Conforme a Caixa, será disponibilizado valor de até R$ 6.220,00 por trabalhador, de acordo com o valor disponível na conta de cada pessoa.

Importante! Não são todos os trabalhadores que poderão sacar o benefício. Somente terá direito o trabalhador que:

* Tiver tempo de contribuição;

* Tiver movimentado a conta FGTS devido a decorrência de desastre natural, num período superior a 12 meses;

* Realizar o cadastro na unidade de Defesa Civil Municipal;

* Comprovar à Defesa Civil de Corupá os danos materiais ocorridos na residência.

Relembre

No fim da tarde de 30 de junho, rajadas de ventos de cerca de 100 km/h – que depois confirmou se tratar de um ciclone bomba – atingiram várias cidades de Santa Catarina, inclusive Corupá. Residências e estabelecimentos de todos os bairros foram atingidos. Foram ocorrências de destelhamentos, quedas de árvores, de muros e postes.

A Prefeitura Municipal decretou situação de emergência em 3 de julho. Já o Ministério do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu na data de 20 de julho o Estado de Calamidade Pública em municípios de SC.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (23).
Classificados da Rádio Jaraguá
Esportes

Como melhorar a visão de jogo do futebol

Visão de jogo é a habilidade de identificar o "todo", considerando possibilidades tanto do time para o qual torce, quanto do adversário.
Como melhorar a visão de jogo do futebol
Educação

Professores da rede estadual de SC entram em greve

Em Jaraguá do Sul, haverá um ato nesta terça-feira (23) em frente a Gerência de Educação às 15h.
Professores da rede estadual de SC entram em greve
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Corupá