Corupá

Corupá comemora 123 anos nesta terça-feira, 7 de Julho

Prefeitura Municipal irá lançar vídeo e nova marca para o Turismo da Cidade

06 Jul 2020 - 13h42Por Da Redação
Seminário Sagrado Coração de Jesus - Crédito: Caroline Stinghen/ Divulgação/ Prefeitura de CorupáSeminário Sagrado Coração de Jesus - Crédito: Caroline Stinghen/ Divulgação/ Prefeitura de Corupá

Foi em sete de julho de 1897 que os imigrantes alemães Otto Hillbrecht e Wilhelm Ehrhardt adquiriram lotes no Sul do Brasil para dar início à uma nova vida. A única forma de chegarem ao destino era atravessar de barco um rio chamado Itapocu. Há 123 anos, eles desembarcaram em uma área de natureza nativa e pisaram, pela primeira vez, na terra que eles chamariam de casa: a futura Hansa Humboldt, que mais tarde virou a nossa Corupá.

Nesta terça-feira (7), Corupá comemora os seus 123 anos. Conforme o livro de José Kormann, “Hansa Humboldt ontem, hoje Corupá”, a data da fundação do Município celebra justamente o dia em que Hillbrecht e o filho, e Ehrhardt, compraram os primeiros lotes coloniais da região. Mal eles sabiam que entrariam na história como colonizadores da cidade que se transformaria na Capital da Banana do estado de Santa Catarina.

Mal poderiam ainda imaginar que junto de todo aquele verde da Mata Atlântica, que eles e outros pioneiros precisaram desbravar, se escondia um dos cenários mais belos da região: cachoeiras, serras, riachos, paredões rochosos. Visual de encher os olhos mesmo 123 anos depois – Corupá ainda preserva mais de 63% de sua vegetação nativa.

Hoje, em 2020, esta terra é morada de aproximadamente 16 mil pessoas. São trabalhadores da agricultura, do comércio, da indústria, do serviço público e do turismo. São filhos de imigrantes alemães, italianos, austríacos, suíços, portugueses e também de indígenas. Povo que cultua entre os valores o trabalho árduo, honestidade e resiliência: gente que arregaça as mangas e faz acontecer, mesmo nas adversidades.

Neste ano, o Município não irá comemorar seu aniversário com festa. Passamos por um dos momentos mais difíceis e delicados das últimas décadas. Eventos foram cancelados por conta da pandemia do Coronavírus e aglomerações devem ser evitadas para preservarmos a saúde. Ainda na última semana, o ciclone bomba que atingiu Santa Catarina também causou sérios estragos em Corupá. Os ventos atingiram aproximadamente 100km/h e danificaram cerca de mil propriedades no Município. O principal desafio foi a retomada da energia elétrica na área rural.

“O ano de 2020 está nos colocando a prova e tem sido difícil comemorar em muitos momentos. Estamos enfrentando desafios que não imaginávamos. Mas penso que o dia do aniversário da nossa cidade é o momento ideal para lembrarmos das coisas boas: não perdemos vidas durante o ciclone e nem com o Coronavírus; temos um povo que não tem medo de recomeçar; pessoas que cuidam uma das outras; gente solidária. É uma cidade que nos oferece chances de recomeço, um local de conforto. Temos muitos motivos para nos orgulhar”, diz o prefeito João Carlos Gottardi.

Ao longo do mês de julho, a Prefeitura ainda irá divulgar uma série de reportagens e informações sobre a cidade e as ações do órgão municipal.

Lançamento de vídeo

A data, entretanto, não passará em branco. A Prefeitura de Corupá, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, irá lançar na terça-feira (7), no aniversário da cidade, um vídeo institucional sobre o Município. São imagens das mais de 70 cachoeiras, do Seminário Sagrado Coração de Jesus, dos demais parques e da área verde do Município, da Maria-Fumaça, de suas indústrias e comércio, e de sua gente.

“O vídeo já foi produzido no início do ano e pretendíamos lançar entre março e abril. É um vídeo institucional com as belezas da nossa cidade, para levarmos para feiras de turismo, para divulgação do Município. Com a pandemia tivemos que adiar o seu lançamento e analisamos que o momento ideal seria no dia do aniversário da cidade. Queremos estimular o orgulho em nosso morador”, explica o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Chales Moesch.

O vídeo será lançado no recém-criado canal do Youtube do Turismo de Corupá. O morador pode se inscrever na página para acompanhar as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCWMt4K5mmLoryagpl6cX_qA.

Junto do vídeo, o Turismo de Corupá lança sua marca oficial, onde fortalece seus morros, cachoeiras e seu verde. O novo slogan adotado passará a ser “Doce por Natureza”. “Somos a terra da banana mais doce do Brasil. E juntos da Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco) e Associação Empresarial (Aciac), entendemos que este é um slogan que define por completo a nossa cidade”, observa ainda o secretário.

“Assim que as coisas forem voltando aos poucos ao normal, com a reabertura por completa do turismo, queremos fortalecer ainda mais esta área em Corupá. Queremos que mais pessoas conheçam a cidade do jeito que conhecemos: de cenários arrebatadores por todos os lados, de natureza nativa, de um local que seja o ideal para passar um fim de semana com a família. Nosso potencial turístico é enorme e precisamos demonstrar este orgulho que temos pela nossa cidade para todo o país”, complementa o prefeito João Gottardi.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas

Até o dia 20 de agosto, os candidatos podem se inscrever gratuitamente, no local designado por cada município participante do Festival: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder
1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas
Segurança

Mais de 80 carros são removidos ao pátio na operação "Documento Legal" na região

Operação que iniciou no dia 15 de julho segue em toda a região
Mais de 80 carros são removidos ao pátio na operação "Documento Legal" na região
Geral

Livro "No Vale das Cachoeiras" é apresentado durante sessão na Câmara de Corupá

A jornalista e professora Darci Rutsatz usou o Espaço Tribuna Livre, exibiu slides com a história do parque desde a sua fundação e presenteou os vereadores com um exemplar do livro
Livro "No Vale das Cachoeiras" é apresentado durante sessão na Câmara de Corupá
Saúde

Região de Jaraguá do Sul segue em risco gravíssimo para a covid-19

Mapa de Risco, atualizado pelo Governo do Estado, aponta nove regiões em estado grave (cor laranja) e outras sete em nível gravíssimo (cor vermelha).
Região de Jaraguá do Sul segue em risco gravíssimo para a covid-19
Ver mais de Corupá