dengue
Corupá

Lideranças de Corupá cobram solução para queda no fornecimento de energia

Grupo quer uma solução para as constantes quedas no fornecimento de energia elétrica

03 Fev 2021 - 11h20Por Prefeitura de Corupá
Lideranças de Corupá cobram solução para queda no fornecimento de energia  - Crédito: Prefeitura de Corupá Crédito: Prefeitura de Corupá

Nessa semana lideranças empresariais e políticas de Corupá se reuniram com o gerente regional da Celesc em Jaraguá do Sul, Danilson Wolff. O motivo do encontro foi a busca por uma solução para as constantes quedas no fornecimento de energia elétrica ocorridas nos últimos dias em diversos pontos de Corupá, principalmente na região do bairro Seminário e Vila Izabel.

No encontro, Wolff afirmou que técnicos da Celesc estão percorrendo as linhas de transmissão que abastecem essa região para detectar os problemas que provocam os desligamentos.

“Já realizamos alguns ajustes no sistema de proteção, tornando-o mesmo sensível. Essa medida deverá minimizar bastante o problema. Duas chaves de proteção também serão instaladas na Vila Izabel e na Henrique Fuck e caso haja algum problema nessa rede, os demais consumidores não serão afetados”, afirmou Wolff.

O gerente da Celesc também determinou o corte de vegetação próximo à rede e a permanência de uma equipe de plantão em Corupá além do horário comercial, como acontece atualmente. A ideia é dar uma resposta mais rápida no restabelecimento da energia.

Nova Linha de Transmissão

Na última sexta-feira (29), a Celesc finalizou o processo de licitação para construção de uma nova rede de abastecimento de energia elétrica que atenderá aos moradores da Rua Francisco Mees até a Vila Izabel.  A obra deve iniciar  a partir do próximo semestre. A implantação da rede trifásica na Rua Otto Hilbrecht, bairro Bomplant, continua em construção num total de três quilômetros.

“A empresa vencedora da licitação enfrenta problemas com a falta de cabos e outros componentes no mercado. Por isso, o serviço está um pouco atrasado", disse Wolff.

Outra melhoria programada também para iniciar nos próximos meses é a implantação de uma rede compacta na Rua Felipe Schmidt, Vila Izabel, até as proximidades do Seminário Sagrado Coração de Jesus, na Rua Roberto Seidel, que substituirá a atual.

A obra será realizada pela empresa CGH Santo Antônio, que administra a usina construída no Rio Novo, que está em operação desde novembro de 2019. A proposta é transferir toda a rede que passa em meio a propriedades rurais, sujeita a queda de árvores na fiação, para as margens da estrada, utilizando cabos cobertos.

O prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, disse que a comunidade não suporta mais as frequentes quedas de energia elétrica.

“A população está no limite e nós enquanto prefeitura, estamos fazendo a nossa parte que é cobrar uma resposta da Celesc. O encontro de hoje, com a participação de representantes de todos os setores da comunidade, foi muito importante e esperamos que as providências anunciadas pela Celesc sejam suficientes para diminuir drasticamente esse problema”, afirmou.
 

Matérias Relacionadas

Saúde

Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC

Ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde
Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Ver mais de Corupá