Corupá

Corupá adere ao programa SC Resiliente

Objetivo é atuar ainda mais próximo da Defesa Civil de Santa Catarina e ter mais agilidade na busca por recursos para obras de prevenção de desastres

12 Mar 2020 - 15h56Por Da Redação
Corupá adere ao programa SC Resiliente - Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Corupá Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Corupá

Corupá aderiu oficialmente ao programa “SC Resiliente” na última quarta-feira, dia 11 de março. A assinatura da adesão do município ocorreu no gabinete do prefeito João Carlos Gottardi e contou com a presença do diretor da Defesa Civil de Corupá, Claudio Siqueira; o coordenador da Regional Norte da Defesa Civil de SC, Antonio Edival Pereira; e o coordenador da Defesa Civil da regional de Jaraguá do Sul, Osvaldo Gonçalves.

O SC Resiliente é uma iniciativa da Defesa Civil de Santa Catarina e do Governo do Estado e tem como objetivo fortalecer a “cultura de resiliência a desastres em SC, por meio de ações de redução de riscos”. A ideia é uma atuação ainda mais integrada entre as Defesas Civis nos Municípios e a Estadual – com o objetivo em resolver com mais rapidez problemas e obras que ajudem a prevenir enchentes, deslizamentos e que causem prejuízos aos moradores.

“Espera-se com a adesão ao programa a desburocratização na vinda de recursos para o Município, para obras de prevenção. Por isso estamos felizes em estarmos participando da iniciativa ”, observou o prefeito João Gottardi.

Em setembro do ano passado, quando o Governo do Estado lançou o programa SC Resiliente, foi garantido uma linha de financiamento de aproximadamente R$ 175 milhões que está sendo colocada à disposição dos municípios catarinenses. Os recursos serão disponibilizados pelo Banco Mundial e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). 

Agenda de Resiliência

Com o primeiro passo dado, que foi a adesão ao programa, a partir de agora, a Defesa Civil de Corupá irá elaborar a chamada Agenda de Resiliênca, que é um conjunto de compromissos que o município assume a partir de então, como: realização de capacitações; ações estruturais e não estruturais; e, o mais importante, as possibilidades de parcerias e financiamentos.

“Já temos nossas áreas de risco mapeadas, estamos planejando e avaliando os projetos para obras necessárias em nossa cidade. Será um panorama geral da situação da Defesa Civil, que será tratada de forma conjunta com o Estado”, explicou o diretor da Defesa Civil Municipal, Claudio Siqueira.

Conforme o cronograma do Governo de SC, os Municípios têm até o final de abril para divulgarem suas agendas. A expectativa é que os trabalhos – a execução da agenda com as obras p ocorram entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas

Até o dia 20 de agosto, os candidatos podem se inscrever gratuitamente, no local designado por cada município participante do Festival: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder
1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas
Segurança

Mais de 80 carros são removidos ao pátio na operação "Documento Legal" na região

Operação que iniciou no dia 15 de julho segue em toda a região
Mais de 80 carros são removidos ao pátio na operação "Documento Legal" na região
Geral

Livro "No Vale das Cachoeiras" é apresentado durante sessão na Câmara de Corupá

A jornalista e professora Darci Rutsatz usou o Espaço Tribuna Livre, exibiu slides com a história do parque desde a sua fundação e presenteou os vereadores com um exemplar do livro
Livro "No Vale das Cachoeiras" é apresentado durante sessão na Câmara de Corupá
Saúde

Região de Jaraguá do Sul segue em risco gravíssimo para a covid-19

Mapa de Risco, atualizado pelo Governo do Estado, aponta nove regiões em estado grave (cor laranja) e outras sete em nível gravíssimo (cor vermelha).
Região de Jaraguá do Sul segue em risco gravíssimo para a covid-19
Ver mais de Corupá