dengue
Corupá

Corupá adere ao programa SC Resiliente

Objetivo é atuar ainda mais próximo da Defesa Civil de Santa Catarina e ter mais agilidade na busca por recursos para obras de prevenção de desastres

12 Mar 2020 - 15h56Por Da Redação

Corupá aderiu oficialmente ao programa “SC Resiliente” na última quarta-feira, dia 11 de março. A assinatura da adesão do município ocorreu no gabinete do prefeito João Carlos Gottardi e contou com a presença do diretor da Defesa Civil de Corupá, Claudio Siqueira; o coordenador da Regional Norte da Defesa Civil de SC, Antonio Edival Pereira; e o coordenador da Defesa Civil da regional de Jaraguá do Sul, Osvaldo Gonçalves.

O SC Resiliente é uma iniciativa da Defesa Civil de Santa Catarina e do Governo do Estado e tem como objetivo fortalecer a “cultura de resiliência a desastres em SC, por meio de ações de redução de riscos”. A ideia é uma atuação ainda mais integrada entre as Defesas Civis nos Municípios e a Estadual – com o objetivo em resolver com mais rapidez problemas e obras que ajudem a prevenir enchentes, deslizamentos e que causem prejuízos aos moradores.

“Espera-se com a adesão ao programa a desburocratização na vinda de recursos para o Município, para obras de prevenção. Por isso estamos felizes em estarmos participando da iniciativa ”, observou o prefeito João Gottardi.

Em setembro do ano passado, quando o Governo do Estado lançou o programa SC Resiliente, foi garantido uma linha de financiamento de aproximadamente R$ 175 milhões que está sendo colocada à disposição dos municípios catarinenses. Os recursos serão disponibilizados pelo Banco Mundial e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). 

Agenda de Resiliência

Com o primeiro passo dado, que foi a adesão ao programa, a partir de agora, a Defesa Civil de Corupá irá elaborar a chamada Agenda de Resiliênca, que é um conjunto de compromissos que o município assume a partir de então, como: realização de capacitações; ações estruturais e não estruturais; e, o mais importante, as possibilidades de parcerias e financiamentos.

“Já temos nossas áreas de risco mapeadas, estamos planejando e avaliando os projetos para obras necessárias em nossa cidade. Será um panorama geral da situação da Defesa Civil, que será tratada de forma conjunta com o Estado”, explicou o diretor da Defesa Civil Municipal, Claudio Siqueira.

Conforme o cronograma do Governo de SC, os Municípios têm até o final de abril para divulgarem suas agendas. A expectativa é que os trabalhos – a execução da agenda com as obras p ocorram entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Segurança

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022
A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saúde

Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC

Ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde
Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC
Ver mais de Corupá