Corupá

Confira os serviços da Prefeitura de Corupá durante o período de isolamento social

Saúde, Defesa Civil, abastecimento de água, coleta de lixo e assistência social são considerados serviços essenciais e não podem ser suspensos

31 Mar 2020 - 13h48Por Da Redação
Confira os serviços da Prefeitura de Corupá durante o período de isolamento social - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Corupá Crédito: Divulgação / Prefeitura de Corupá
Confira os serviços da Prefeitura de Corupá durante o período de isolamento social
Saúde, Defesa Civil, abastecimento de água, coleta de lixo e assistência social são considerados serviços essenciais e não podem ser suspensos

Com a prorrogação por mais uma semana de isolamento social, definido pelo Governo de Santa Catarina no último domingo (29), a maioria das atividades presenciais do setor público continuam fechadas para atendimento presencial. A previsão de reabertura é para 8 de abril. Lembrando que as datas podem ser prorrogadas ou adiantadas pelo Governo do Estado, conforme o número de casos de Coronavírus aumenta em Santa Catarina.

Confira como ficam os serviços prestados pelas secretarias municipais de Corupá

Secretaria de Saúde, PA 24h e UBS

A Saúde em Corupá está priorizando atendimentos de possíveis casos suspeitos de Coronavírus. O Pronto-Atendimento 24h funciona normalmente. As quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam em horário normal, de segunda a sexta-feira, 7h30 às 11h30, e de 12h30 até 16h30.

No entanto, se orienta a população a procurar tanto os postos, como o PA 24h, somente em casos de emergência ou urgência. Há uma grande preocupação em evitar aglomeração de pessoas nestes locais. Nas UBS, os acessos de acompanhantes de pacientes à área interna do posto estão sendo restringidos. A orientação é que eles esperem do lado de fora.

A secretaria ainda suspendeu alguns serviços por um período de 30 dias e adiou consultas e exames agendados de todos os casos que não são urgentes. Assim que possível, todos os procedimentos serão reagendados. Confira aqui a lista completa de serviços suspensos.

Águas de Corupá

Abastecimento e fornecimento de água, assim como serviços de saneamento, são consideradas atividades essenciais e continuam sendo realizadas em Corupá. A autarquia apenas não está realizando o atendimento presencial. Os telefones para contato são (47) 3375-3247; 3375-3253 ou pelo 0800-6441013.

Leia mais: Águas de Corupá não irá realizar cortes de água durante situação de emergência por conta do Coronavírus

Coleta de lixo

A coleta de lixo também é considerada serviço essencial. A empresa Serrana realiza os trabalhos na cidade e afirma que está seguindo todas as Normativas da Anvisa com relação a proteção de suas equipes. Qualquer dúvida em relação ao serviço, os números de plantão da Águas de Corupá (responsável pelo serviço) são: (47) 3375-3247; 3375-3253 ou pelo 0800-6441013. Clique aqui para conferir a data e cronograma da coleta por bairro em Corupá.

Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda e CRAS

Desde a segunda-feira (30), a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação realiza atendimentos presenciais, mediante agendamentos. A medida se faz necessária para evitar aglomerações dentro da entidade, que fica na Rua Otto Hillbrecht, 370, no bairro Bomplandt.

Os agendamentos – assim como cadastros para cestas básicas - poderão ser marcados pelos telefones: (47) 3375-0178 / 3375-2483 e pelo Whatsapp (47) 99279-1075, no período das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Só será permitida a entrada de uma pessoa por vez dentro do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Leia mais: Encontros de grupos da terceira idade e do CRAS são suspensos em Corupá

Defesa Civil

A Defesa Civil funciona normalmente em Corupá e, inclusive, atua de maneira direta na prevenção e no combate ao Coronavírus. As equipes podem ser acionadas para emergências pelo número 199.

Secretaria de Educação e Cultura

As aulas e atividades presenciais da Cultura estão suspensas até pelo menos 20 de abril, conforme decreto. A medida pode ser prorrogada, dependendo da evolução do vírus no Estado. A Prefeitura de Corupá está seguindo as orientações do Governo de Santa Catarina.

A Secretaria de Educação vai implementar atividades de Ensino de Educação à Distância (EAD) aos alunos da rede municipal. Os pais, responsáveis ou os próprios estudantes devem mandar e-mail para as escolas, solicitando as atividades escolares. Confira aqui o e-mail de cada escola.

Confira como vai funcionar:

1) As atividades poderão ser solicitadas através do e-mail das escolas, ou acessadas pelos blogs e redes sociais das unidades.

2) Como alguns alunos não têm acesso às tecnologias da informação, os materiais das atividades extraclasse ainda serão entregues, mas em novas datas que serão definidas. Os alunos não terão qualquer tipo de prejuízo, afirma a Secretaria de Educação.

Leia mais: Aulas da Escola de Música e atividades da Banda Municipal são suspensas em Corupá

Serviço de Identificação

Apesar de ser uma responsabilidade do Governo do Estado, a sede para confecção de carteiras de identidade fica na Prefeitura Municipal de Corupá e também está com o serviço suspenso. De qualquer forma, agendamentos são realizados de forma online pelo site agendamento.igp.sc.gov.br.  

Secretaria de Administração e Fazenda

Não há atendimento presencial. Equipes trabalham em home office (em casa), e o trabalho de análise e despacho de contratos, principalmente os relacionados a obras e serviços no combate ao Coronavírus, continuam sendo realizados. Os serviços de Licitação e Tributação também funcionam de forma emergencial.

O munícipe ainda pode acessar o serviço de Autoatendimento pelo site da Prefeitura de Corupá (clique aqui), para demais consultas, protocolos e serviços de ordem tributária.

Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer

Sem atendimento presencial e com atividades suspensas (jogos e aulas de esportes). Aglomerações de todos os tipos estão proibidas, conforme decretos municipal e estadual.

Leia mais: Campeonatos Interfirmas de Futsal e de Bocha são adiados em Corupá

Secretaria de Infraestrutura

Sem atendimento presencial e com boa parte das atividades suspensas durante o isolamento social e que aglomerações estão proibidas. Serão realizados apenas serviços emergenciais. Já o serviço de caminhão-pipa em estradas de barro (para combater o pó) está autorizado e será realizado ao longo do período.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Sem atendimento presencial na secretaria e na Sala do Empreendedor. A equipe atua de forma emergencial pelo contato (47) 99942-9704. Análises de processos ambientais, que são realizadas em Corupá através do Consórcio Intermunicipal Quiriri, continuam sendo feitas pelas equipes em home office. Mais informações pelo site do Consórcio (clique aqui). 
 
Todas as informações sobre os atendimentos do Município são divulgadas no site www.corupa.atende.net e pelo Facebook da Prefeitura

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Corupá

Dia D da Vacinação contra a Gripe para as crianças ocorre neste sábado (6) em Corupá

Campanha Nacional é prorrogada até o dia 30 de junho para todo o público-alvo
Dia D da Vacinação contra a Gripe para as crianças ocorre neste sábado (6) em Corupá
Corupá

Doações da Campanha do Agasalho de Corupá serão realizadas entre 8 e 10 de junho

Por conta dos novos casos de Coronavírus no Município e para evitar qualquer tipo de aglomeração, o serviço será realizado por agendamento
Doações da Campanha do Agasalho de Corupá serão realizadas entre 8 e 10 de junho
Corupá

Coronavírus em Corupá: Boletim epidemiológico de 4 de junho

O morador que apresentar sintomas gripais deve procurar o Pronto-Atendimento 24 horas.
Corupá

Coronavírus em Corupá: Boletim epidemiológico de 3 de junho

O morador que apresentar sintomas gripais deve procurar o Pronto-Atendimento 24 horas
Ver mais de Corupá