vítimas fatais

Trânsito já matou 49 pessoas na microrregião neste ano, 87% eram homens

17 Nov 2015 - 11h32
Trânsito já matou 49 pessoas na microrregião neste ano, 87% eram homens -


Os dados foram divulgados pelas Nações Unidas, em mensagem sobre o Dia Mundial em Memória às Vítimas dos Acidentes nas Estradas, celebrado no último domingo (17). Ainda de acordo com a nota, os acidentes são a principal causa de morte entre jovens com idades de 15 a 29 anos e metade das mortes nas estradas afeta pedestres, ciclistas e motociclistas.


No Brasil, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, divulgado no ano passado, a cada hora o trânsito mata mais de cinco pessoas. Só em 2012, foram 46 mil. Em Santa Catarina, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, o trânsito mata quase três vezes mais que os homicídios.  Em 2011, foram registradas quase 32 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes

Na microrregião, conforme levantamento da Rádio Jaraguá, foram 49 mortes no trânsito neste ano, sendo que, Jaraguá contabiliza 19, Guaramirim 17, Massaranduba oito, Schroeder duas e Corupá três. Das vítimas, 18 eram motociclistas e tinha entre 19 e 54 anos. Os demais estavam em carros e tinham entre 16 e 96 anos.


Outro dado que chama a atenção é que, das 49 vítimas fatais na microrregião, 42 eram homens.

Entre os dias 18 e 19 de novembro, o governo brasileiro, com apoio da Organização Mundial da Saúde, OMS, vai sediar a Segunda Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança nas Estradas. Cerca de 1,5 mil delegados de mais de 100 países, incluindo ministros de Transportes, Saúde e Interior, vão se reunir para buscar formas de reduzir à metade o número de mortes e ferimentos causados por acidentes rodoviários até 2020.

Matérias Relacionadas

Região

Patrimônio cultural do Rio da Luz será tema de fórum nesta quarta

O objetivo do fórum é ampliar o espaço de fala e escuta sobre os instrumentos de proteção aos patrimônios culturais e divulgar as ações desenvolvidas na região entre 2018 e 2020
Patrimônio cultural do Rio da Luz será tema de fórum nesta quarta
Ver mais de Região