Eleições

Termina hoje o prazo para partidos registrarem candidaturas

15 Ago 2016 - 11h37
Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para partidos e coligações registrarem candidaturas para as eleições 2016. Em Santa Catarina, até a noite deste domingo (14), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informava em seu site o registro de 171 candidaturas para prefeito, 171 para vice e 3.123 para vereador.

Os pedidos até a véspera do prazo final, mais da metade dos municípios não tinham registros de candidaturas - haviam sido feitos pedidos em 120 dos 295 municípios catarinenses.

Segundo o  Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), nesta segunda os cartórios vão funcionar das 9h às 19h.

Se o partido ou a coligação não solicitar o registro de seus candidatos, estes poderão fazer o pedido até o dia 20 de agosto, desde que respeitem o prazo máximo de 48 horas após a  publicação da lista dos candidatos pelo juízo eleitoral competente.

O dia 2 de setembro é prazo finalo para os órgãos de direção dos partidos preencherem as vagas remanescentes para as eleições proporcionais, com os percentuais mínimo de 30% e máximo de 70% para cada sexo.

Na hipótese de substituição (incluindo decisões judiciais), o pedido de registro de candidatura poderá ser feito até 12 de setembro. Esse prazo não é válido para o caso de morte do candidato - nessa situação, a substituição pode ser feita em até dez dias após o ocorrido.

 

Fonte: G1