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Tem uma ideia de negócio: saiba como financiá-la

08 Mai 2020 - 17h13Por Content Marketing Spain

Todos os negócios começam da forma mais simples: com uma ideia. Na verdade, a qualidade dessa ideia e a motivação em torná-la realidade é o primeiro passo para o sucesso. Além da ideia, no entanto, é preciso que você tenha como viabilizá-la e, para que isso seja possível, você irá precisar de financiamento. Saiba como você pode conseguir o financiamento inicial para transformar uma ideia num projeto com potencial.

O empreendedorismo brasileiro tem crescido bastante ao longo dos últimos anos e, sem dúvida, os empresários que criam suas empresas online têm usado cada vez mais estratégias para tentarem conquistar o sucesso. 

As lojas online são um negócio particularmente atrativo e é um dos mercados que mais tem crescido no Brasil. As grandes dificuldades do mercado – como indicam os números do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) que apenas 20% das empresas online tem a capacidade de manter-se aberta por mais de 18 meses – fazem com que os empreendedores busquem as melhores fórmulas para garantir que seu negócio tenha sucesso.

Hoje em dia, os empreendedores estão mais ligados na aprendizagem. Estudando as melhores estratégias de gestão e e-marketing, estes procuram as formas mais eficazes de criar uma empresa, de estruturar sua identidade, de comunicar com seus públicos ou de aplicar estratégias para obter mais leads.

Ainda assim, antes de aplicar todos esses conhecimentos, que podem ser tão úteis para combater as lógicas do mercado saturado do e-commerce, é muito importante que os empreendedores descubram como podem obter o financiamento que garanta que a sua boa ideia pode, efetivamente, ser transformada num negócio com potencial.

Por norma, todas as empresas precisam de um investimento inicial para poderem começar a trabalhar. Esse investimento pode ser feito pelo próprio empreendedor, caso tenha reservas econômicas e poupanças que o permitam. Ainda assim, na maioria dos casos, isso não acontece e se torna necessário procurar formas alternativas para conseguir o dinheiro para investir. Hoje em dia, além do crédito convencional bancário, existem outras alternativas que esses empreendedores podem procurar para conseguir o valor necessário para a construção das bases de seu projeto. Conheça, então, algumas das formas de financiamento que você pode encontrar no momento de tentar transformar a sua ideia num negócio.

1. Recorrer a plataformas de crédito online

Nos dias de hoje, algo que você pode encontrar na Internet são empresas menos convencionais de crédito, que poderão oferecer-lhe um empréstimo online.
Por norma, essas entidades precisam de menos garantias do que as estruturas bancárias convencionais e têm menos condições, embora se torne necessário estudar bem os seus percentuais de juro. Esse tipo de crédito é muito apreciado pelos empreendedores digitais porque tem um funcionamento bem simples, totalmente feito pelas vias digitais e com uma resposta muito rápida. Se tem uma boa ideia, você pode, portanto, estudar as soluções de crédito oferecidas nessas plataformas digitais e descobrir se essa é a melhor alternativa para garantir que sua ideia de negócio deixe de ser um sonho e se torne real.

2. Inicie uma campanha de Crowdfunding

O financiamento coletivo online – mais conhecido como Crowdfunding - é outra forma interessante de conseguir o valor necessário para transformar sua ideia num projeto. Sendo uma boa alternativa ao crédito, o Crowdfunding é uma forma de angariar, junto do seu núcleo de conhecimentos e dos seus seguidores, o investimento inicial necessário para dar asas a seus projetos. Nesse tipo de financiamento, você deve apresentar a ideia de negócio e dar a possibilidade de que cada pessoa contribua com o que quiser e puder para ajudar a concretizá-lo. Você poderá (embora não seja obrigatório) estabelecer benefícios sob a forma de bens ou de serviços na troca por esse apoio financeiro.

3. Crédito bancário convencional

Os bancos também são uma forma viável de conseguir o investimento inicial, caso tenha as garantias que estas estruturas mais convencionais exigem.
Muitos bancos têm soluções de créditos pessoais e empresariais específicos para o lançamento de novos negócios.
Ao pedir este tipo de crédito, você deve estar ciente de que se trata de uma forma de financiamento com normas bem específicas e bastante burocracia; bem como um crédito que implica o pagamento de taxas de juro, taxas de comissão e seguros.

4. Entidades de capital de risco e apoios para startups

As novas empresas podem, muitas vezes, recorrer aos apoios específicos para startups, sendo que estes existem, não só nas iniciativas governamentais mas também no espectro dos investimentos de algumas entidades de capital de risco. Muitas destas entidades estão dispostas a apostar financeiramente nas ideias mais ousadas e originais, trocando este investimento por uma participação temporárias (entre 3 e 7 anos) na startup. Assim, o processo de lançamento da empresa pode ser feito, com o investimento financeiro necessário, a troco de uma parcela dos lucros da empresa nos primeiros anos de atividade.