túnel do tempo

Saiba o que aconteceu no passado, em 6 de janeiro

06 Jan 2016 - 11h08


Foi o começo de uma história de muito sucesso. Em 1948, passou a ser Sociedade Anônima sob a direção do filho, Sr. Wolfgang Weege. Este foi um período de modificações, em que a empresa foi ampliada com a aquisição de um frigorífico e laticínios. Em 1950, Wolfgang construiu um posto de gasolina com loja de conveniência, considerado uma inovação para a época. Na década seguinte, o comércio foi modernizado e transformado em uma grande loja de departamentos. O frigorífico foi fechado e, após muitas pesquisas e visitas, surgiu a ideia de ocupar o espaço com uma nova indústria, optando-se, então, pela implantação de uma empresa têxtil. Alguns prédios foram reformados e adaptados para o início da nova atividade.


O desafio inédito para a família tomou formas juntamente com a fábrica em todos os seus processos produtivos: Malharia, tinturaria, estamparia, corte, costura e expedição. Era o início das atividades de moda da Malwee, em 4 de julho de 1968, marcando o começo de uma nova geração comercial e industrial na cidade. A empresa possuía apenas quatro parceiros e, desde lá, a qualidade em todas as relações é um dos principais valores da empresa.

Atualmente, a empresa familiar se destaca pelo pioneirismo e notória atuação no campo da sustentabilidade, incorporando tecnologias e processos inovadores que vão do reaproveitamento de garrafas PET como matéria-prima ao reuso de até 200 milhões de litros de água por ano no processo produtivo.

Outros fatos

- 1942 - A companhia aérea Pan Am Pacific Clipper realizou o primeiro vôo comercial ao redor do mundo;

- 1950 - A Inglaterra reconheceu o governo da China Comunista, liderada por Mao-tsé Tung;

- 1952 - Pela primeira vez uma tirinha da turma do Snoopy, de autoria de Charles Schulz, saiu publicada em um jornal;

-  1964 - Os Rolling Stones estrearam sua primeira turnê, no interior da Inglaterra. Passaram, então, a ser a atração principal dos shows;

- 1988 - Maílson da Nóbrega tomou posse como quarto ministro da Fazenda do governo de José Sarney;


- 1999 - O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB) decretou a moratória de seu Estado. Durante 90 dias, contados a partir de 1º de janeiro, seu governo suspendeu o pagamento de todas as dívidas;

- 2004 - A Apple introduz ao mercado o iPod mini;

- 2008 - Ferrari apresenta carro da temporada 2008 de F-1.Ferrari apresenta em Maranello o novo carro da escuderia para a temporada 2008 da Fórmula 1. Chamado de 659, é desenvolvido para atender as novas regras da categoria, que proibiu o uso de controle de tração.

O que é comemorado em 6 de janeiro

- Dia dos Reis Magos;

- Dia mundial da gratidão;

- Fundação de Criciúma (SC);

- Dia do agente da defesa ambiental.