Fecomércio

Quase 4 mil estabelecimentos fecham as portas em Santa Catarina

22 Ago 2016 - 12h38

Santa Catarina encerrou o primeiro semestre de 2016 com fechamento líquido de 3.701 lojas, o que corresponde a uma retração de 1,5% em estabelecimentos comerciais que empregam ao menos um funcionário.


O saldo entre o número de lojas abertas e fechadas é expressivamente maior na comparação com o mesmo período do ano passado (1.337 estabelecimentos), mas menor em relação ao semestre anterior (4.284), conforme levantamento da CNC  realizado com dados do Ministério do Trabalho. No Brasil, o recuo foi de 67,9 mil nos seis primeiros meses de 2016, abaixo do saldo do segundo semestre de 2015 (73,1 mil).

A inflação elevada, o desemprego e a redução no nível da renda da população desaqueceram a economia em geral e corroeram a capacidade de consumo das famílias. "Muitos empresários estão cortando na carne antes de fechar as portas ou demitir.

Embora SC tenha fechado quase o dobro de estabelecimentos na comparação com 2015, o estado foi menos afetado que mercados consolidados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e os dois estados vizinhos, Paraná e Rio Grande do Sul.

Os dados dos últimos meses também apontam que a queda nas vendas vem desacelerando e o fechamento de vagas deve continuar até o fim do ano, mas em menor ritmo. A expectativa é de uma retomada gradual na entrada de 2017”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.


As informações são da Fecomercio.