golpe do bilhete premiado

PM orienta sobre golpes aplicados na região

25 Fev 2016 - 13h32
Com base nas informações das ocorrências geradas pela Central Regional de Emergências (190), o levantamento aponta que desde 1 de janeiro até 18 de fevereiro, foram nove ocorrências de estelionato em Jaraguá do Sul, sendo seis tentativas e três vítimas lesadas. Das seis tentativas, quatro foram do golpe do bilhete premiado, um do achadinho e um cheque falso. Seis destas ocorrências foram registradas próximas de casas lotéricas e agências bancárias.

Para as vítimas, fica o sentimento de ser enganado, vergonha e prejuízo. Normalmente, os golpistas iludem as vítimas com promessas de receberem uma boa quantia em dinheiro, em troca de valores que são expressivos – uma das vítimas do golpe do bilhete premiado, na semana passada, teve prejuízo de R$ 10 mil.

Na manhã desta quinta-feira (25), uma mulher foi vítima do golpe do prêmio por telefone. Ela teria sido orientada a colocar R$ 700,00 em créditos num número repassado pelos golpistas.

Por conta dos registros, a Seção de Comunicação da Polícia Militar apontou algumas dicas para se evitar este tipo de crime.

- Suspeite de qualquer pessoa que lhe ofereça qualquer bilhete premiado;

- Suspeite quando alguém lhe pedir dinheiro para lhe dar outro valor como recompensa;

- Suspeite de qualquer pessoa que tente julgar a sua honestidade, pedindo dinheiro como sinônimo de confiança;

- Suspeite quando um desconhecido pedir para você guardar valores em dinheiro (bolo de notas), mas quer ficar com celular, carteira ou outro objeto de valor como garantia;

- Aos bancários: perguntem para seus clientes – principalmente idosos – sobre os valores que estão sacando, se está sozinho, ou motivo do saque. Essa atitude já salvou muitas vítimas. E mais: para não ser ‘indelicado’ converse com o cliente se ele sabe dos tipos de golpes que estão sendo aplicados na cidade, citando os tipos mais comuns.

Em qualquer situação de suspeita, ligue para o 190.