Região

Patrimônio cultural do Rio da Luz será tema de fórum nesta quarta

O objetivo do fórum é ampliar o espaço de fala e escuta sobre os instrumentos de proteção aos patrimônios culturais e divulgar as ações desenvolvidas na região entre 2018 e 2020

29 Jul 2020 - 13h43Por Janici Demetrio
Patrimônio cultural do Rio da Luz será tema de fórum nesta quarta - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Ampliar o espaço de fala e escuta sobre os instrumentos de proteção aos patrimônios culturais e divulgar as ações desenvolvidas na região entre 2018 e 2020 é o objetivo de dois fóruns online com o tema "Diálogos sobre o patrimônio cultural de Testo Alto e Rio da Luz", que ocorrem nesta quarta-feira (29) e na próxima terça-feira (4), desenvolvido pelo Projeto Lumiar. A gestora Cultural, Manuela Diamico explica. 

Rádio Jaraguá · MANUELA DIAMICO

O Projeto surgiu com o licenciamento ambiental, mecanismo indispensável para que se implantasse a linha de transmissão na faixa territorial Blumenau – Curitiba, que cruza a poligonal de tombamento do Rio da Luz e de Testo Alto, bairros contemplados pelas medidas de compensação ligadas ao empreendimento. A linha de transmissão pertence à empresa Copel, que contratou a Espaço Arqueologia para implementar o Projeto Lumiar. 

Para isso, pesquisadores realizam mapeamento da cultura imaterial referente a celebrações, saberes e fazeres das famílias locais, documentados por meio de falas, fotografias e peças audiovisuais. Já para o levantamento arquitetônico das edificações históricas e de seu entorno, para cada uma, elabora-se o croqui junto a fotografias que ilustram os relatos dos moradores sobre as técnicas construtivas. A população, em especial mais idosa, será convidada a apresentar suas vivências, conforme destaca a assessora de comunicação do projeto, Raquel Schwengber.

Rádio Jaraguá · RAQUEL SCHHWENGBER

O resultado destas pesquisas desdobrar-se-á em vários produtos: além do portal que disponibilizará todo o trabalho para acompanhamento público, será criado aplicativo para celular, dois livros e vídeos retratando alguns dos saberes e memórias, um mapa impresso, bem como o confeccionar e pôr placas informativas. Haverá ainda atividades educativas com professores e estudantes da rede escolar, agentes públicos e guias de turismo.

O link para participar dos fóruns está disponível no site https://www.projetolumiar.com/


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Região

Nereu Ramos faz missa pela beatificação do padre Aloísio

A partir das 15h deste sábado (17), a rádio Jaraguá vai transmitir a missa de misericórdia pela Beatificação de Padre Aloísio Boeing
Nereu Ramos faz missa pela beatificação do padre Aloísio
Ver mais de Região