Passeio educativo

Passeio educativo no zoológico

11 Jan 2016 - 12h53

Elefante fazendo as unhas e hipopótamo tomando anticoncepcional. Tudo isso pode parecer estranho, mas ao contrário do que muitos imaginam, a rotina no mundo animal é bem semelhante com a dos humanos. E muito curiosa também. Além desses cuidados que garantem o bem-estar dos bichinhos, algumas atitudes deles são consideradas “engraçadas”, como a lhama, que quando fica irritada sai cuspindo por aí. O veterinário do Zoo Pomerode, Rafael Pagani, comenta que as pessoas, principalmente as crianças, se surpreendem e se divertem quando conhecem de perto o dia a dia dos animais.


Essa é uma boa sugestão de passeio para o período de férias, pois além da diversão, o momento também será de muito aprendizado. No Zoo Pomerode, a programação foi intensificada especialmente para essa época de recesso escolar. Durante o dia são realizadas mini palestras na frente do recinto de alguns animais para explicar as curiosidades. Durante o Verão, o zoológico atende em horário especial, todos os dias das 8h às 19h. Confira uma prévia do que você pode encontrar por lá:

- Elefantes: as doenças nos pés e articulações das pernas são os principais problemas enfrentados pelos elefantes. São animais muito pesados e exigem um cuidado especial. Diariamente eles recebem tratamento nas unhas e fazem as cutículas, ajudando a manter os pés dos animais saudáveis.

- Hipopótamos: são animais extremamente pesados e sensíveis ao sol. A pele do hipopótamo pode chegar a 5 centímetros de espessura e não possui cobertura de pelos. Para se proteger das queimaduras e da desidratação, o animal produz uma secreção, como as gotículas de suor, de cor vermelha e muito parecida com sangue, que atua como um protetor solar, antisséptico e antibacteriano.

- Flamingos: o Zoo Pomerode projetou um novo recinto para os flamingos, pensando na reprodução da espécie que está quase ameaçada de extinção. O uso de espelhos é uma ferramenta importante nesse processo. Eles se reproduzem em grandes colônias e os espelhos permitem dar às aves esta impressão. Ao verem o reflexo, elas pensam estar em grande número, o que favorece a reprodução.

- Lhama: por mais tranquilo que pareça ser, esse animal se irrita facilmente. Quando isso acontece, ele tem o hábito de cuspir.


- Emas: a reprodução desta espécie é um tanto quanto diferente das demais. A fêmea é quem coloca os ovos, mas quem choca é o macho.

- Felinos: os felinos, em sua grande maioria, são animais de hábitos noturnos e que passam boa parte do dia dormindo. Alguns chegam a dormir 18 horas por dia.

- Controle populacional: diversos animais tomam anticoncepcionais para evitar a reprodução e também para que seja feito um controle populacional das espécies. Os hipopótamos, por exemplo, tomam diariamente.

Fonte: Oficina das Palavras