Corupá

Osterfest de Corupá começa na próxima segunda-feira (03)

27 Mar 2017 - 19h02
A novidade é uma árvore de cerca de 5 metros de altura que será o símbolo principal da 1ª Hansa Osterfest - Páscoa em Corupá que inicia na próxima segunda-feira (03) com programação que compreendem apresentações culturais até a semana da Páscoa.

A Hansa Osterfest- Páscoa Corupá tem como objetivo valorizar e vivenciar as tradições da Páscoa trazidas pelos imigrantes alemães, que tem representação expressiva no município. A Osterbaum (Árvore de Páscoa) é dos símbolos que mais identifica a cultura alemã durante o período da Páscoa entre os descendentes de alemães. A montagem da Árvore de Páscoa, nasceu na Alemanha especialmente na Baviera, Baden-Wütenberg e Rheinland e hoje é conhecido e praticado em vários países. Muitas cidades brasileiras que foram povoadas pelos imigrantes germânicos utilizam-se dessa tradição para comemoração da Páscoa e promoção turística. É o caso de Pomerode, que monta uma das maiores Osterbaum do mundo e tem atraído inúmeros visitantes que vêm até a cidade.

A primeira edição da Hansa Osterfest – Páscoa de Corupá que recebe este nome para homenagear o primeiro nome da cidade que se chamava Hansa Humboldt. Segundo a assessora de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura Roseli Siewert, a Hansa Osterfest também tem como propósito valorizar a língua alemã que ainda é muito forte entre os corupaenses, além de promover a confraternização em torno da Páscoa.

Montagem da Ostembaum

Depois da instalação da Osterbaum nesta segunda-feira (27) na frente da Secretaria de Educação e Cultura, a comunidade será convidada ao longo da semana a participar da decoração do símbolo da Páscoa.

Foram convidados a participar da decoração da Árvore de Páscoa com ovos coloridos de plástico escolas, CEI’s, grupos de OASE e outros grupos organizados. De acordo com assessora de Cultura Roseli Siewert, também serão solicitadas a doação de casquinhas coloridas de empresários, comerciantes e pessoas da comunidade que têm interesse em colaborar com este especial evento. As casquinhas serão recolhidas e armazenadas na Secretaria de Educação e Cultura.

No dia 03 de abril, com apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Corupá, as casquinhas darão vida para a árvore e cada instituição e escola poderá ser representada por um grupo de pessoas e auxiliar na montagem da Osterbaum.

Após o encerramento da Osterfest todo o material será guardado para reutilização no próximo ano, inclusive a árvore.

Confira a Programação da Hansa Osterfest - Páscoa em Corupá:

27/3: Colocação da árvore em frente do Centro Cultural Hansa Humboldt

03/4: 9h - Montagem da Osterbaum com a participação de representantes da comunidade, mensagem de reflexão e apresentação musical da Banda Jazz Band Elite

16h - Abertura da Exposição do Concurso da Casquinha Mais Criativa

09/4 - A partir das 17h - Apresentação do Coral Ecumênico com o Teatro Fazendo Arte

Apresentação da Banda Jazz Band Elite

Resultado do Concurso da Casquinha Mais Criativa

Demonstração da Associação da Escola de Tornearia em Madeira de Pomerode Drechslerschule

Pintura de rosto

Foto com o coelho

Feira de artesanato e venda do tradicional amendoim doce

24/04: Desmontagem da Osterbaum.