Operação

Nova fase da Operação Regalia é deflagrada

05 Dez 2016 - 12h33
Pelo menos 40 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão são cumpridos neste momento em Blumenau, Bombinhas, Itapema, CamboriúNavegantes, Barra Velha, Indaial, GasparPomerode e Araquari na segunda fase da Operação Regalia.

A ação apura crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa e passiva, concussão, prevaricação, facilitação de fuga, falsidades, organização criminosa, que teriam envolvido agentes públicos, particulares e advogados noPresídio Regional de Blumenau.

Pelo menos 18 órgãos de diferentes cidades estão envolvidos na operação que foi deflagrada pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco), que faz parte da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil.

Relembre

A primeira fase da Regalia foi deflagrada em março de 2015. O esquema envolvia a diminuição das penas (remissões ilegais), regalias, facilitação de saídas momentâneas da prisão e de fugas, além do ingresso de drogas e celulares no presídio em troca de dinheiro ou bens materiais.

Ao todo, no ano passado, foram presas 39 pessoas e cumpridos 27 mandados de busca e apreensão. Na mesma semana em que os mandados foram cumpridos, o Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina (Deap) nomeou o então diretor da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Itapema, Marco Antônio Elias Caldeira, como interventor e responsável pela administração do Presídio Regional de Blumenau. Jornal de SC