Weihnachtsplatz

Mais de 20 mil pessoas passaram pela Weihnachtsplatz

16 Dez 2015 - 12h33

Em 15 dias mais de 20 mil pessoas conferiram de perto muitas das tradições natalinas deixadas pelos colonizadores na cidade mais alemã do Brasil. Moradores e turistas ainda podem conhecer a Weihnatchsplatz, a Praça de Natal, que segue aberta ao público até o dia 6 de janeiro no Centro Cultural. “Estamos muito felizes com a reação das pessoas. O evento só aconteceu porque 25 empresas de Pomerode acreditaram que seria possível realizar tudo isso, mesmo em tempos de crise. A Weihnachtsplatz é uma maneira de resgatar a esperança não apenas nesse período de festas, mas também para 2016”, analisa o presidente da Associação Empresarial de Pomerode (Acip), uma das organizadoras do evento, Ivan Blumenschein.


A Weihnatchstplatz tem atrações para toda a família, todas gratuitas. A Weihnachtspyramide, a Pirâmide de Natal ou Torre do Advento, é dos mais antigos enfeites de Natal da Alemanha. A estrutura giratória de madeira é decorada com enfeites natalinos e tem aproximadamente 10,5 metros de altura. Os visitantes também podem ver a Praça da Neve, a Minicidade, o Weihnachtsmark (Mercado de Artesanato), a Loja Mundo Encantado Kyly, a Vila Calesita, além da iluminação especial com mais de 300 mil lâmpadas. No dia 17 de dezembro, 20h, o que vai chamar a atenção será o Pelznickel, também conhecido como Papai Noel do Mato ou bicho papão. Com barba de velho, roupa escura e um bastão, ele vive no meio da floresta e não gosta de crianças desobedientes. Conta a tradição que antigamente, em algumas regiões da Alemanha, os pais lembravam os filhos da presença do Pelznickel para pregar a obediência e ajudar a regrar o comportamento.


A Praça de Natal funciona de segunda a sexta-feira das 18h às 22h e sábados e domingos das 11h às 22h. O Papai Noel está presente todos os dias, das 20h às 22h. O evento é organizado pela empresa Patricio Eventos, com patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, Kyly e apoio da Acip, Prefeitura Municipal de Pomerode, Câmara Municipal de Vereadores, Fundação Cultural e Avip. Mais informações no site www.natalnapracapomerode.com.br.


Confira a programação cultural:

16/12 - Quarta - 20h - Louvores Divinos  


17/12 - Quinta - 19h - Alte Mai Music

18/12 - Sexta - 20h - Louvores Divinos

19/12 - Sábado - 15h30min - Txai - Coro Rega

20/12 - Domingo - 15h30min - Coração de Ouro