Fuga

Fugitivo da Penitenciária de Blumenau morre em confronto com a PM

07 Fev 2017 - 12h05

Um dos oito fugitivos da Penitenciária Industrial de Blumenau, no Vale do Itajaí, morreu em um confronto com a Polícia Militar e guarnições do Departamento de Administração Prisional (Deap) pouco antes das 23h, conforme a PM, no município de Gaspar, na mesma região. O homem tinha 25 anos.

Outros dois, um de 23 anos e outro de 34, foram levados para o Hospital Santo Antônio para serem medicados. Outro fugitivo, de 22 anos, havia sido recapturado às 13h30 de segunda.


A PM não passou mais informações sobre o confronto com os fugitivos.

Segundo o diretor do Deap, Leandro Lima, os outros quatro continuavam foragidos até as 7h30 desta terça (7). Conforme o diretor, as buscas continuaram durante a madrugada.

Fuga
A fuga ocorreu às 12h30, segundo o diretor da penitenciária, Cleverson Drechsler. Os presos que fugiram têm idades entre 24 e 41 anos. Eles cumpriam penas por crimes como assaltos, tráfico de drogas, associação criminosa e falsidade ideológica, entre outros.


Segundo o diretor, ninguém foi rendido. "Serraram as grades e correram", disse Drechsler. "Eles usaram lima diamantada, bem pequena, do tamanho de uma lixa de unha. É o único material que serra essas grades, e conseguiram êxito na fuga".
Conforme a equipe da RBS TV enviada ao local, os presos fugiram pelos fundos. O diretor afirmou que, para transpor o muro, eles utilizaram lençóis amarrados, conhecidos como "teresas".

Investigação
Em nota, a Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC) informou que "todas as medidas legais e periciais foram tomadas e a Corregedoria Geral da SJC está no local e investiga as circunstâncias da fuga. As Polícias Militar e Civil, com o apoio de agentes penitenciários, já trabalham na recaptura dos foragidos".

Inaugurada há 1 ano
Inaugurada em janeiro do ano passado, a Penitenciária Industrial de Blumenau começou a receber presos em abril, e desde então já foram registrados tumultos.

Em novembro, um preso foi encontrado morto dentro da cela. Ele teria sido estrangulado até a morte. Em janeiro, outro detento foi encontrado morto em um banheiro. Segundo a direção do presídio, o crime foi cometido por outro preso, por desavenças pessoais.

FONTE: GLOBO.COM.BR