Femusc

Femusc apresenta montagem completa da ópera La Traviata, nesta sexta-feira, às 20h

30 Jan 2020 - 17h30Por Da Redação

Música, dança, encenação, canto, cenografia, figurino... a ópera La Traviata, que será apresentada pelo Femusc (Festival de Música de Santa Catarina), nesta sexta-feira, 31, reúne diferentes manifestações artísticas em um espetáculo completo. Com mais de 150 pessoas envolvidas, a montagem foi inteiramente produzida por alunos e professores do evento ao longo das últimas três semanas.

Conforme o diretor musical, André dos Santos, somente no fosso da orquestra, estarão cerca de 50 instrumentistas. Além deles, ainda sobem ao palco solistas, coralistas e bailarinos. “Estamos fazendo o trabalho com muito rigor e afinco para que, dentro das condições de festival, possamos mostrar o melhor resultado, como se veria em um teatro de ópera em condições normais", destaca.

Uma das mais famosas óperas da história, a obra assinada por Guiseppe Verdi se sobrepõe ao tempo. “É uma ópera que, além de tocar diretamente nas pessoas por causa do discurso coloquial, tem uma música que envolve”, explica. Segundo ele, o enredo de La Traviata segue sendo atual apesar de ter sido composta em meados do século 19.

Além disso, o público tem outros bons motivos para se encantar e se emocionar com a apresentação. De acordo com o diretor musical, a montagem, geralmente, é levada aos espectadores com cortes. Mas, no Femusc, ela será encenada completa, com todas as quatro partes. “É interessante para conhecerem como foi, de fato, concebida por Verdi”, completa.

Do lado outro lado do palco, a experiência também promete ser inesquecível. É que grande parte dos participantes jamais teve a oportunidade de vivenciar a produção de uma ópera e, no maior festival-escola de música da América Latina, pode ampliar sua formação musical. “Diferente de um trabalho sinfônico, na ópera, os músicos fazem parte do drama. São como a alma dos cantores”, ressalta Santos.

A ópera La Traviata ocupa a programação da série Grandes Concertos, nesta sexta-feira, a partir das 20h. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do Centro Cultural Scar ou no www.femusc.com.br. A montagem também será transmitida, ao vivo, nas redes sociais do Femusc.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Femusc

Femusc termina já esboçando a próxima edição

Conforme o diretor-artístico do evento, Alex Klein, em cada edição, o propósito é superar os desafios impostos pela experiência anterior
Femusc termina já esboçando a próxima edição
Femusc

Femusc desembarca em Pomerode

Os ingressos são gratuitos. Para mais informações, basta acessar o site do Femusc.
Femusc desembarca em Pomerode
Femusc

Femusckinho e Femusc Jovem reúnem cerca de 200 crianças e adolescentes

A programação do Femusc segue até o dia 1 de fevereiro.
Femusckinho e Femusc Jovem reúnem cerca de 200 crianças e adolescentes
Femusc

Concerto para Famílias diverte as crianças, neste sábado, no Femusc

A programação do Femusc segue até o dia 1 de fevereiro
Concerto para Famílias diverte as crianças, neste sábado, no Femusc
Ver mais de Femusc