Dicas

Dicas 30/11/15

30 Nov 2015 - 17h19

O FEMININO DE TIGRE É TIGRESA?



Tigre, animal, melhor se usa como epiceno: o tigre macho, o tigre fêmea. A forma tigresa tem sido usada em referência à mulher sedutora, encantadora.
Essas são algumas formas femininas curiosas:
A do sapo é sapa;
A do cupim é arará;
A do Pierrô é Pierrete (mas como o povo não aceitou usa-se a Pierrô ou Colombina).


 QUAL A DIFERENÇA ENTRE RAIO, RELÂMPAGO E TROVÃO? 

O raio é uma descarga elétrica produzida entre duas nuvens eletrizadas ou entre a terra e as nuvens. O relâmpago é a luz do raio e o trovão é o som dele.

FAZER O MAIS ABSOLUTO SILÊNCIO.

Trata-se de uma redundância: o que é absoluto já é o máximo, ilimitado, o mais. Portanto basta fazer absoluto silêncio.

CERVEJA
Boicotada pelos portugueses, que viam na bebida um forte concorrente para o real vinho da metrópole, a cerveja só começou a aparecer no início do século XIX, no reinado de Dom João VI, por iniciativa dos ingleses que a importavam. Já no final do século, surgiam nossas duas primeiras cervejarias: em 1888, foi fundada a Brahma e, em 1891, a Antarctica, respectivamente a sexta e a quinta cervejarias do mundo.

POR QUE O SAL SOME NA ÁGUA?










O sal não some na água, mas se dissolve, passando a compor uma solução aquosa ionizada, capaz de conduzir corrente elétrica. “Se a água evaporar, passamos a ter novamente os cristais de sal”, explica a professora de química Chamssi Hinniger, do Colégio Assumpção.

POR QUE O CHULÉ TEM CHEIRO DE VINAGRE?

O cheiro do cecê e do chulé diferem um pouco, mas no fundo têm algo em comum: o ácido acético, que também está presente no vinagre. Para dar cabo dele, misture sal grosso em água morna, lave bem e depois seque melhor ainda. Lave os tênis de quando em quando e também deixe os danados bem sequinhos. E troque de meia todos os dias. Ou, se for um caso extremo, lave o pé e troque de meia mais de uma vez por dia. Talquinhos e desodorantes também colaboram. Mas fique sabendo: você pode usar desodorante de sovaco também no pé, porque o princípio básico é o mesmo.

POR QUE EXISTEM AS ESTAÇÕES DO ANO?

O eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de aproximadamente 23 graus. Por isso, cada um dos hemisférios passa metade do ano mais exposto ao Sol do que o outro, produzindo padrões de clima regulares. Para a mesma época do ano, as estações se invertem nos hemisférios. Quando é verão no sul, é inverno no norte, e assim por diante. Se o eixo da Terra não fosse inclinado, não existiriam estações - apesar de o equador continuar mais quente do que os pólos - pois o Sol iluminaria a Terra de maneira uniforme.

POR QUE O SOL E A LUA PARECEM MAIORES NO HORIZONTE?

Quando se observa o Sol ou a Lua na linha do horizonte é possível comparar o tamanho deles com outros pontos de referência mensuráveis, como uma estrada ou um prédio. Quando estão a pino, no alto do céu, não é possível mensurar as distâncias. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE METEOROS E METEORITOS?

Os meteoros são grandes pedaços de rocha que vagam pelo espaço e eventualmente penetram na atmosfera da Terra. Geralmente, consomem-se em fogo, produzido pelo aquecimento no atrito com o ar. Já os meteoritos entram na atmosfera com uma angulação favorecida e caem no solo. 

QUAL É A DISTÂNCIA, EM ANOS-LUZ, ENTRE UM BURACO NEGRO E A TERRA?

Hoje, acredita-se que a maioria das galáxias possuem um buraco negro em seu núcleo. Assim, é provável que a nossa galáxia também tenha um. Segundo Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, a distância entre o centro da galáxia onde estamos até o planeta Terra é de, aproximadamente, 30 mil anos-luz. No entanto, a teoria prevê que existam buracos negros em sistemas binários. Estes sistemas estão mais perto de nós do que o centro da nossa galáxia. Mas, de acordo com Ednilson, ainda não foi confirmada a existência de nenhum sistema que realmente contenha um buraco negro.

QUAL É A VELOCIDADE DE ROTAÇÃO DA TERRA? POR QUE NÃO SENTIMOS O MOVIMENTO SE O PLANETA GIRA TÃO RAPIDAMENTE?

De acordo com o astrônomo Ednilson Oliveira, a velocidade de rotação da Terra sobre a linha do Equador é de 465 metros por segundo. Como estamos presos ao planeta pela gravidade, nos deslocamos no mesmo ritmo, assim como a atmosfera que nos envolve. Daí não percebermos tal movimento.


QUAL ERA A COR DO CÉU NA ÉPOCA DOS DINOSSAUROS?

O céu tinha a mesma cor que tem hoje. Em dias limpos era azul claro, em noites encobertas e sem lua era azul escuro ou quase negro e, nas noites limpas, era estrelado. Mas, como naquela época não existia a poluição de hoje, o céu parecia cristalino e as estrelas ficavam mais nítidas e visíveis em maior quantidade.

QUAL FOI A PRIMEIRA PALAVRA PRONUNCIADA NA LUA?

"Ok" foi a primeira palavra dita na Lua. O astronauta Buzz Aldrin a pronunciou quando a espaçonave pousou na Lua.

QUANTAS PESSOAS PODERIAM VIVER NA LUA SE ELA FOSSE HABITÁVEL?

Se a superfície da Lua fosse povoada na mesma proporção que os continentes da Terra nos dias de hoje, calcularíamos o número de habitantes comparando sua área total com a área de nossos continentes e sua densidade demográfica. Considerando que o planeta tem superfície 13,5% maior que a Lua, que apenas 27% dele é composto de continentes e que hoje vivem aqui cerca de 6 bilhões de pessoas, podemos calcular que, se a Lua fosse habitada na mesma medida, ela teria aproximadamente 1,64 bilhão de pessoas. 

SE A LUA ESTÁ NA FASE NOVA, CHEIA OU MINGUANTE, O MUNDO TODO A ENXERGA DA MESMA FORMA?

Sim, as fases da Lua são um fenômeno simultâneo em todos os lugares; por conta disso, a Lua cheia

estará nesta fase em todo o planeta. 

VOCÊ ASSISTIU AO FILME DUAS VIDAS? DESCOBRIU POR QUE, ÀS VEZES, A LUA FICA ALARANJADA, FATO QUE INTRIGAVA O GAROTO?

Quando a Lua, ou algum outro objeto, está muito próxima do horizonte, pode-se observar o fenômeno do avermelhamento. Isso ocorre porque próximo ao horizonte a atmosfera é mais densa e absorve diversos comprimentos de onda da luz (diversas cores), menos a vermelha. Daí a tonalidade avermelhada do objeto (de vez em quando uma tonalidade amarela ou laranja), que é percebida no pôr do Sol.

 

ESCRAVO

A origem primeira é a palavra que designa um importante e numeroso grupo étnico da Europa central e oriental, slav (eslavo). Em sua língua, o termo pode ser traduzido por ‘os ilustres’, ‘os brilhantes’.

E por que motivo a denominação de um povo, ainda mais com um significado tão apreciativo, se tornou sinônimo de ‘cativo’?

O nome adquiriu essa significação porque foram transformados em servos os eslavos que sobreviveram à liquidação promovida por Carlos Magno (747-814 d.C.), rei dos francos e imperador do Ocidente, e também por seus sucessores. Documentos dos séculos XII, XIII e XIV já registram o termo como sinônimo de ‘cativo’, em francês, italiano, inglês e alemão, naturalmente com suas formas adaptadas aos respectivos idiomas.

Na língua portuguesa, o primeiro registro com o significado de ‘não-livre’ é de 1462. No inglês atual, os termos correspondentes a ‘eslavo’ e ‘escravo’ são quase homógrafos : slav e slave. Se em português o termo é ‘escravo’, em espanhol, esclavo, em francês, esclave e em alemão, Sklave, é porque a essas línguas o termo chegou por meio de uma forma do latim medieval sclavus. O mesmo povo que subjugou os eslavos e tornou seu nome sinônimo de ‘cativo’ se autodenominava ‘franco’ (livre).