Dicas

Dicas 23/11/15

23 Nov 2015 - 16h41
O CARTEIRO AINDA NÃO HAVIA ENTREGUE A CARTA.

Não. Entregue com o verbo haver não se usa na língua culta, esse particípio só se emprega com ser e estar; o que se usa com ter e haver e entregado:

O carteiro ainda não tinha entregado a carta.

A carta ainda não havia sido entregue pelo carteiro.

 

QUAL É A ORIGEM DA PALAVRA TEMPO?

A palavra tempo tem origem no latim. Ela é derivada de tempus e temporis, que significam a divisão da duração em instante, segundo, minuto, hora, dia, mês, ano, etc. Os latinos usavam aevum para designar a maior duração, o tempo. A palavra idade, por exemplo, surgiu de aetatis, uma derivação de aevum.

 

PRONOMES COMO COMPLEMENTO

O pronome, em certos casos, funciona como muleta. Sem o apoio, o verbo fica manco. Eis alguns exemplos:

Acender (alguém acende a luz. Mas a luz se acende):

Ele não acendeu a luz? Então está confirmado. Em filmes de terror, a luz se acende sozinha.
Aposentar (o INSS aposenta o trabalhador. Mas o trabalhador se aposenta):

O INSS impõe idade mínima para aposentar os trabalhadores. Mulher se aposenta com menos idade que homem.

Apaixonar (o galã apaixona a garota. Mas a garota se apaixona por ele):

Roberto Carlos apaixona os fãs. As fãs retribuem. Apaixonam-se por ele.

Complicar (alguém complica a vida, mas a vida se complica):

Eu complico minha vida. A vida não deixa por menos. Complica-se.

Derreter:
O sol derrete o sorvete. O sorvete se derrete.

Distrair:
O palhaço distrai o público. O público se distrai. Eu me distraio.

Iniciar:
O presidente iniciou as atividades. As atividades se iniciaram.

 

COMO SE SABE A QUE DISTÂNCIA CAIU UM RAIO?

Para se chegar a uma distância aproximada entre o ponto em que caiu um raio e o local onde você está, comece a contar os segundos no momento em que o relâmpago (luz do raio) foi visto e pare quando ouvir o trovão (som do raio). Depois divida esses segundo por 3 e você terá a distância em quilômetros.

 

COMO A ÁGUA PRODUZ ENERGIA ELÉTRICA?

Para entender o processo é preciso saber a diferença entre as energias potencial e cinética. A potencial é a capacidade de movimento do objeto estático (energia sem movimento) enquanto a cinética é o próprio deslocamento (energia do movimento). Em uma represa, a água parada acumula energia potencial. Quando as comportas são abertas, a energia potencial se transforma em cinética e move as turbinas. A energia elétrica é produzida por um gerador que funciona com o movimento das turbinas.

 

COMO SE MEDE O TEOR ALCOÓLICO NAS BEBIDAS?
O teor alcoólico de uma bebida é calculado com base na porcentagem de álcool puro presente na mesma. Uma bebida que possui teor alcoólico 10% vol., por exemplo, tem 10% de álcool em seu volume. Esta mesma medida pode ser expressa em ºGL, com a mesma significação. A sigla é a abreviação de Gay Lussac, o nome de um químico francês responsável por diversas constatações relativas ao comportamento dos líquidos. Em geral, as cervejas se enquadram entre as bebidas de baixo teor alcoólico (menor ou igual a 6º GL), os vinhos e licores são de médio teor (não ultrapassando os 20º GL) e os uísques, vodcas e aguardentes têm alto teor alcoólico (chegando às vezes aos 40 ou até 50º GL).

 

POR QUE AS FRUTAS ESCURECEM DEPOIS DE CORTADAS?

Quando o oxigênio entra em contato com essas frutas ele reage com uma substância delas e as escurece, ou oxida como dizem os químicos. Mas isso não quer dizer que as frutas estragaram. Para retardar essa oxidação, quando cortar ou descascar essas frutas você pode regá-las com limão. O ácido do limão ou da laranja podem fazer com que as frutas demorem a ficar escuras porque o ácido é um anti-oxidante.

 

PAPEL AO VENTO
A polícia prendeu certo cidadão. O vizinho espalhou que ele tinha caído nas mãos da PM porque era ladrão. Dias depois, o moço foi solto. A prisão tinha sido um engano. Injuriado, o rapaz processou o linguarudo. O acusado disse ao juiz:

— Foi um comentário. Comentários não causam mal.

O magistrado ordenou:

— Escreva os comentários num papel. Depois, pique-o e jogue os pedaços no caminho de casa. Amanhã volte para ouvir a sentença.

O senhor obedeceu. No dia seguinte, lá estava ele. O juiz, então, exigiu:

— Antes da sentença, terá de catar os pedaços de papel que espalhou ontem.

— Não posso fazer isso. O vento deve tê-los espalhado. Já não sei onde estão.

— Da mesma maneira, um simples comentário pode destruir a honra de um homem a ponto de não podermos consertar o mal.

Moral da história: se não podemos falar bem de uma pessoa, é melhor não dizer nada. Sejamos donos da nossa boca para não sermos escravos de nossas palavras.

 

QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA

Por vezes uma letrinha pode ser decisiva na hora de grafar uma palavra. E um descuido pode causar problemas sérios. Por exemplo: na maternidade, quem é lactante e quem é lactente? Lactante é a mãe ou uma mulher que amamenta a criança de peito. Já o lactente é o bebê que está em idade de mamar. E quem não chora ...

 

ANA PAULA REPETIU AO TELEFONE IPSIS LITTERIS O QUE OUVIRA.

Ipsis litteris significa pelas mesmas letras; assim, ninguém poderá repetir coisa nenhuma, ao telefone, Ipsis litteris, mas sim Ipsis verbis, que significa pelas mesmas palavras. Portanto, quando se trata da fala, do verbo, use Ipsis verbis; quando se trata de texto, da escrita, empregue Ipsis litteris.

Na carta Ana Paula repetiu ipsis litteris o que ouvira.

Ao telefone, Ana Paula repetiu ipsis verbis o que ouvira.

 

RASGAR A SEDA

A expressão, que significa fazer um elogio exagerado, é originária de uma das comédias do dramaturgo Luís Carlos Martins Pena (1815-1848), o fundador do teatro de costumes no Brasil. Em uma cena, um vendedor de tecidos tenta cortejar uma moça bonita e, como pretexto, oferece alguns cortes de fazenda a ela, “apenas pelo prazer de ser humilde escravo de uma pessoa tão bela”. A garota entende o recado e responde: “Não rasgue a seda, que se esfiapa”.

 

FRANGO A PASSARINHO

De acordo com José Carlos Machado, gerente do restaurante São Judas Tadeu, em São Bernardo do Campo, que serve o prato desde 1949, o frango é chamado assim porque é cortado em pedaços menores, 22 para ser mais exato. “Os pedaços pequenos acabam por assemelhar o frango a um passarinho, daí o nome”, afirma Machado. O frango a alho e óleo, por exemplo, é cortado apenas nas juntas e rende 14 pedaços.

 

PAGAR O MICO

De acordo com o dicionário Houaiss, a expressão, que significa "passar por um vexame", é originária do jogo do mico. Cada jogador usa as cartas que retira do monte para formar casais de animais e quem fica com a carta do mico preto, que não tem par, perde a partida. O perdedor tem que sofrer algum tipo de castigo, como passar por uma situação embaraçosa, e “paga o mico”.

 

CHATO DE GALOCHA

Infelizmente, os chatos continuam a existir, ao contrário do acessório que deu origem a essa expressão. A galocha era um tipo de calçado de borracha colocado por cima dos sapatos para reforçá-los e protegê-los da chuva e da lama. “Por isso, há uma hipótese de que a expressão tenha vindo da habilidade de reforçar o calçado. Ou seja, o ‘chato de galocha’ seria um chato resistente e insistente”, explica Valter Kehdi, professor de Língua Portuguesa e Filologia da Universidade de São Paulo. De acordo com Kehdi, há ainda a expressão “chato de botas”, calçados também resistentes, o que reafirma a ideia do chato “reforçado”.

 

É VERDADE QUE AQUI NO HEMISFÉRIO SUL A ÁGUA DESCE PELO RALO SEMPRE NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO E NO HEMISFÉRIO NORTE ACONTECE O INVERSO?

Sim. No Hemisfério Sul, a água desce pelo ralo sempre no sentido anti-horário. Se estivéssemos no hemisfério norte, o turbilhão viraria para o lado oposto. A explicação para este fenômeno foi dada pelo matemático francês Gaspard Gustave de Coriolis (1792-1843). Ele observou que o percurso dos objetos sofre um leve desvio em sistemas de rotação uniforme, como a Terra. Nosso planeta gira do oeste para o leste, mas sua velocidade rotacional é muito mais lenta nas extremidades. Por causa disso, um objeto que se desloca dos pólos para o Equador tenderá a mudar sua trajetória um pouco para oeste. No norte, isto significa virar à direita e no sul, à esquerda.

 

COMO ACONTECE O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA LUA? ELA GIRA EM TORNO DO QUÊ ? COMO ESTES GIROS INFLUENCIAM AS FASES DE SEU CICLO?

A Lua tem uma rotação em torno de seu próprio eixo, que dura 27 dias, 7 horas e 33 minutos. Seu movimento ao redor da Terra leva o mesmo período para acontecer e, por conta disso, os observadores daqui enxergam sempre a mesma face deste satélite. Quanto às fases que apresenta, trata-se de um fenômeno geométrico, que depende unicamente de sua posição em relação à Terra e do ângulo de incidência dos raios solares sobre ela. Neste aspecto, o ciclo tem uma duração de 29 dias, 12 horas e 44 minutos e não sofre nenhuma influência do movimento de rotação.

 

COMO OS CIENTISTAS SABEM A TEMPERATURA DAS ESTRELAS?

Por meio da observação de uma estrela é possível deduzir qual é a sua temperatura. O astrônomo Ednilson Oliveira explica melhor: "o espectro da luz que provém de sua superfície indica qual é a cor desta estrela e, dessa forma, sabemos sua temperatura". Uma estrela de cor branca, por exemplo, é considerada quente e tem temperatura da ordem de 25 mil graus Celsius. Já uma estrela vermelha é fria e sua temperatura gira em torno dos 3 mil graus Celsius.

 

COMO SE PODE PESAR O SOL?

De acordo com Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, o que se pode calcular é a massa do sol e não o seu peso. A forma tradicional se baseia na Lei da Gravitação Universal de Newton: sabendo-se qual é a distância entre a Terra e o Sol e a força de interação entre ambos, é possível fazer o cálculo da massa deste astro. “Além disso, podemos obter sua massa (equivalente a 1,989 x 1030kg) conhecendo seu volume (por observação) ou a quantidade de energia que ele emana para a Terra por segundo”, afirma Ednilson.

 

O CÉU É VISTO DO MESMO JEITO, COM AS MESMAS CONSTELAÇÕES, NO MUNDO INTEIRO?

A posição das estrelas e constelações mudam de acordo com a hora e o local de observação. Segundo Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, o céu fica diferente conforme a distância de um lugar a outro. Na mesma data e no mesmo horário, por exemplo, o céu de São Paulo não é o mesmo visto em Brasília. Também existem constelações no hemisfério norte que nunca veremos no hemisfério sul, como a Ursa Menor e a estrela Polaris. Já as pessoas que estão no hemisfério norte não veem o Cruzeiro do Sul.

 

O QUE É A AURORA BOREAL, ONDE E QUANDO ELA ACONTECE?

A aurora boreal é um fenômeno luminoso que acontece no pólo norte. Ela ocorre quando partículas carregadas eletricamente, como elétrons, são emanadas do sol. Ao chegar na Terra, elas são guiadas pelo campo magnético até os pólos, originando tal fenômeno. Quanto maior a atividade solar, mais intensas são as auroras. Vale ressaltar que elas só ocorrem nos pólos (a do pólo sul se chama aurora austral) e acima da atmosfera terrestre, a cerca de 60km de altitude.

 

O QUE É UM BURACO NEGRO?

O buraco negro é uma estrela que perdeu o brilho e ficou extremamente densa. A gravidade dela é tão alta que suga o que está ao seu redor e não deixa a luz de outros corpos escaparem.

 

O QUE EXISTE NO CENTRO DA TERRA?

O núcleo terrestre é dividido em duas partes. O exterior, constituído principalmente de ferro derretido e níquel, começa a 2.900 quilômetros abaixo da superfície. O núcleo interior começa a 5 mil quilômetros da superfície e tem, aproximadamente, 2.800 quilômetros de largura. Ele é composto de ferro e níquel em estado sólido e está sob grande pressão. A temperatura chega a 6 mil ºC.

 

O QUE PODERIA ACONTECER SE A TERRA PARASSE DE GIRAR?

O lado do planeta que ficasse voltado para o Sol se transformaria em deserto com temperaturas elevadíssimas. Os oceanos esquentariam tanto que levantariam vapores de água. O outro lado teria temperaturas tão baixas que uma crosta de gelo seria rapidamente formada. A diferença térmica entre os lados provocaria fortes ventanias. A ausência da força centrífuga, resultado da rotação terrestre, faria com que todos os objetos aumentassem de peso. Não existiria vida no planeta.

 

O QUE SÃO ESTRELAS CADENTES?

As estrelas cadentes, na verdade, não são estrelas. São pequenas partículas minerais que viajam pelo espaço. Quando uma entra na atmosfera da Terra, o choque faz com que ela se torne incandescente. Isso dá a impressão de que a estrela está caindo. Ao avistar uma estrela cadente, as pessoas costumam fazer pedidos.

 

ONDE FOI PARAR A ÁGUA DOS MARES DE MARTE?

A água que existia os mares de Marte foi absorvida e está no subsolo do planeta ou simplesmente evaporou. No entanto, ainda não é possível sabe o que aconteceu de fato. “Seria preciso fazer perfurações em vários locais de Marte para verificar se a água está mesmo lá e, até hoje, todas as missões com esse objetivo falharam”, explica o físico Jorge Honel, do Centro de Divulgação de Astronomia da Universidade de São Paulo, em São Carlos (SP). Os cientistas também ainda não descobriram porque a água teria evaporado, pois não se sabe como era o clima no planeta há milhões de anos. “A NASA perdeu o satélite meteorológico que enviaria informações.

 

POR QUE DIZEM QUE OS MARCIANOS SÃO VERDES, SE MARTE É CONHECIDO COMO O PLANETA VERMELHO?

De acordo com o astrônomo Ednilson Oliveira, nas décadas de 1920 e 1930, os cientistas acreditavam que havia vida em Marte, bem como vegetações e grandes regiões de plantio. "O planeta estava na moda e até a mídia começou a se referir aos marcianos como 'homens verdes'", afirma o astrônomo.