Dicas

Dicas 14/12/15

14 Dez 2015 - 16h05

MAIS INFORMAÇÕES OU MAIORES INFORMAÇÕES

É comum sobretudo em propagandas a expressão maiores informações.


Na verdade, o caro ouvinte quer outras informações, ou seja, maior quantidade de informações, e não informações maiores, de tamanho maior.

É melhor dizer mais informações, outras informações.

 

O INGRESSO É GRATUITO OU GRATUÍTO

A pronúncia correta é gratuito, assim como circuito, intuito, fortuito.

Discute-se muito o ensino gratuito nas Universidades Federais.

Houve um curto-circuito.

Fez todo o circuito em alta velocidade.

O amor de Deus é gratuito.

 

HAJA VISTO OU HAJA VISTA

A expressão é haja vista, e não varia.

Haja vista o progresso da ciência ...

Haja vista seu exemplo ...

Haja vista seus esforços ...

Haja vista suas críticas ...

Ele não apresenta um bom rendimento, haja vista os últimos resultados.


IR AO ENCONTRO DE ... OU IR DE ENCONTRO A


Muita gente acha que as duas expressões significam a mesma coisa. Errado.

Ir ao encontro de - significa estar a favor, aproximar-se.

O jovem foi ao encontro da moça e abraçou-a com ternura.

Ir de encontro a – significa estar contra, discordar, direção oposta.

 


TROIA, A GUERRA POR AMOR


Troia vem aí. O filme estreou há poucos dias no Brasil e no mundo. Estrelado por Brad Pitt, a superprodução conta uma grande história de amor. A personagem principal é Helena, a mais bela mulher da Grécia. Todos os homens queriam se casar com ela. A formosa escolheu Menelau, rei de Esparta.
Um dia, o casal recebeu a visita de Páris, príncipe de Troia. Assim que viu a anfitriã, o hóspede se apaixonou. Bolou um plano para ficar com a rainha. Quando Menelau foi dar uma voltinha, ele o pôs em ação. Raptou a rainha e a levou para Troia.

Na época, gregos e troianos eram amigos. Mas, com o rapto, viraram inimigos. Menelau reuniu todos os príncipes gregos, que convocaram os soldados, que juntaram a população e partiram de navio para Troia.

Quando chegaram, cadê? Não conseguiam entrar de jeito nenhum. A cidade era cercada por muralhas altas e grossas. E só tinha uma entrada. A guerra começou para forçar a passagem. Dez anos se passaram. E nada.

Os gregos chegaram a uma conclusão. Só com esperteza venceriam os troianos. Mandaram Sínon, o traidor, propor a paz. E presentearam os troianos com um cavalo de madeira. Encheram a barriga dele de guerreiros. Quando o quadrúpede entrou, os soldados destruíram Troia.

Passada a confusão, Menelau reencontrou Helena. Ela continuava a mais bela entre as belas. Ele a levou de volta para casa. Da guerra, nasceu a expressão ‘‘agradar a gregos e troianos’’. É o mesmo que agradar a Deus e ao diabo. Não dá.

 

O QUE É UM OVO CAIPIRA?

Enquanto o ovo caipira é fecundado e pode dar origem a uma nova ave, o ovo de granja é estéril. As galinhas caipiras têm vida mais livre e recebem alimentação variada. O ovo caipira é mais amarelo porque tem 50% a mais de carotenóides, substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células.

 

POR QUE A PIMENTA NOS FAZ ESPIRRAR?

Um dos culpados disso é o óleo encontrado na pimenta, que é retirado das sementes da planta e é usado para condimentar lingüiças, molhos, carnes, etc. Outra culpada é a piperina, substância presente nas pimentas preta e branca. Mas espirramos principalmente porque costuma-se usar a pimenta em pó, e quando suas partículas são aspiradas pelo nariz, o organismo tende a expeli-las, assim como faz com qualquer outro tipo de pó.

 

POR QUE AS GARRAFAS DE VINHO NÃO SÃO TRANSPARENTES?


O vidro colorido das garrafas funciona como um filtro solar. O vinho é como a pele: sofre com os raios UVA. Se deixado em lugar ensolarado pode ter seu aroma e sabor alterados. Mesmo que a garrafa sirva de proteção, é necessário guardá-las em local protegido do calor e da luminosidade.

 

POR QUE AS PESSOAS COLOCAM ARROZ DENTRO DO SALEIRO?


O sal dentro de um saleiro ganha umidade e endurece, dificultando sua utilização. O arroz é colocado no frasco justamente para absorver esta umidade e evitar que o sal fique empedrado.

 

POR QUE É IMPORTANTE COMER PÃES E MASSAS?

O corpo queima energia durante as atividades físicas. Se este consumo não for proveniente de carboidratos, como pães e massas, a fonte de energia tenderá a ser as proteínas. O resultado é que a pessoa fica com a resistência do organismo baixa e corre mais risco de contrair doenças.

 

POR QUE O MACARRÃO FORMA ESPUMA QUANDO ESTÁ COZINHANDO?


A semolina do trigo é constituída por carboidratos (amido) e proteína. No processo de moagem do cereal para extração da semolina, algumas cadeias de amido são quebradas. Quando a massa é colocada na água fervente, essas cadeias quebradas se expandem, absorvendo minúsculas bolhas de ar junto com a água. E essas bolhas vão para a superfície da água fervente na forma de espuma.

 

POR QUE OS CHEFS DE COZINHA USAM CHAPÉUS BRANCOS E ALTOS?

O costume data do século XV, quando os cozinheiros eram bem pagos e respeitados pelos gregos na era bizantina. Quando os turcos derrubaram o Império Bizantino, em 1453, os bons chefs se esconderam entre os monges. E para não serem identificados, adotaram as vestimentas dos monges, incluindo aí um chapéu negro alto e inflado. Com o tempo, mudaram a cor do chapéu para se diferenciarem do clero.

 

POR QUE OS QUEIJOS SUÍÇOS TÊM BURACOS?


Os buracos são chamados de "olhos" pelas indústrias de laticínios e são formados com a expansão de gases emitidos por uma bactéria. Ela é colocada durante os primeiros estágios da produção do queijo suíço e ajuda a amadurecê-lo e a lhe dar o sabor característico.

 

POR QUE SE COLOCA CAL DE CONSTRUÇÃO NO DOCE DE ABÓBORA?


Para que os pedaços da fruta do doce em calda fiquem com uma casquinha crocante. A cal faz bem também porque acrescenta cálcio ao alimento.

 

POR QUE SE GUARDA O VINHO DEITADO?


A garrafa de vinho deve ser mantida na horizontal por causa da rolha. É que, por ser fabricada com uma fibra vegetal, a rolha pode ficar ressecada e, com o tempo, fazer com que se abram poros em toda a sua extensão. “Quando os poros são muito grandes, permitem que o ar entre na garrafa e aí é que mora o perigo: o oxigênio pode oxidar o vinho ou até fazer com que a bebida se transforme em vinagre”, explica o enólogo Christian Bernardi, da Associação Brasileira de Enologia, em Bento Gonçalves (RS). Por outro lado, quando a garrafa é mantida na horizontal, a rolha fica encharcada com o próprio vinho e se expande, aumentando seu poder de vedação ao máximo. Mas atenção: uma vez aberta, é melhor que a garrafa fique na vertical mesmo, para evitar o contato do vinho com o ar em seu interior.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O AÇÚCAR REFINADO, O CRISTAL E O MASCAVO?


A diferença é o processo de purificação. O cristal e o refinado são mais apurados do que o mascavo. O nível de sacarose também é maior no cristal e por isso ele tem poder mais adoçante e mais calórico. E o mascavo, apesar de ser um pouco menos doce, possui uma quantidade um pouco maior de sais minerais.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS BISCOITOS CREAM CRACKER E OS DE ÁGUA E SAL?

A massa dos biscoitos cream cracker é mais gordurosa, com cerca de 16% de gordura em sua receita. Já o biscoito de água e sal possui apenas 7%. A gordura deixa o biscoito cream cracker mais crocante e cremoso e o próprio nome em inglês indica isso. Um legítimo cream cracker tem 32 calorias, enquanto o água e sal tem 27.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PRODUTOS LIGHT E DIET?

Os produtos light têm menos calorias que os tradicionais. Os produtos diet não são, necessariamente, menos calóricos, pois podem ter mais gordura que os tradicionais. Pela normatização do Ministério da Saúde, eles são destinados aos diabéticos por não possuírem açúcar.

 

TOMAR ÁGUA LOGO APÓS COMER PÃO ENGORDA?


Beber muita água depois de comer pão não o torna mais calórico. O que acontece é que a água dilata o pão e enche o estômago. Assim, o estômago se torna mais volumoso e a pessoa fica com a impressão de estar com a barriga maior.

 

CASAMENTO MAIS LONGO

O casamento mais longo da história durou 86 anos. Os americanos Lazarus Rowe e Molly Weber, do Estado de New Hampshire, casaram-se em 1743. Tinham 18 anos. O casamento só acabou quando ele morreu aos 104 anos.