Dicas

Dicas 07/12/15

08 Dez 2015 - 10h24
HÓSTIA

Do latim hostia, vítima oferecida em sacrifício aos deuses para reparar um erro do ofertante. Quando sacrificada em agradecimento por uma graça recebida, era chamada de victima.


Cristo foi hostia e não victima porque se ofereceu em sacrifício para reparar os pecados de toda a humanidade. A hóstia representa o corpo de Cristo.

Do que é feita a hóstia, quanto pesa e qual seu prazo de validade?

Segundo o padre Dom Gabriel Iroffy, do Mosteiro São Geraldo de São Paulo, a hóstia é feita apenas com água e farinha de trigo - "seria como um pão sem sal nem fermentos", detalha. Elas pesam aproximadamente 0,2g (um pacote com mil hóstias tem 200g) e podem ser consumidas até três meses depois da produção.
 EXISTE DIFERENÇA ENTRE PADRE E FRADE?

De acordo com Dom Paulo de Souza, do Mosteiro São Geraldo, de São Paulo, não existe diferença nenhuma entre padres e frades: “O termo frade é simplesmente uma nomenclatura típica de algumas congregações religiosas – como a dos franciscanos e dominicanos”, explica o religioso. De acordo Dom Paulo, atualmente, no lugar de frade tem-se utilizado muitas vezes o termo frei. Da mesma forma, ele lembra que em sua congregação, a beneditina, coloca-se a palavra dom antes dos nomes dos padres. Quanto aos membros da Diocese, que não pertencem a nenhuma congregação, mas à porção da igreja governada pelo bispo, são chamados apenas de padres.

 
 ESOPO 

Escravo liberto, era feio e disforme, notabilizou-se por suas qualidades de inteligência e humor. Ganhou grande reputação especialmente por seu talento como autor de fábulas, nas quais utilizou estórias de animais para criticar a vida e os costumes dos homens. Sabe-se que uma coletânea de suas obras circulava em Atenas, por volta de 500 a.C.; contudo, os originais se perderam. Afirma-se que muitas destas fábulas eram conhecidas de Sócrates, que se distraia na prisão colocando-as em versos. Enviado pelo rei a Delfos, para consultar um célebre oráculo, revoltou-se com a impostura dos sacerdotes. Os habitantes desta cidade irritaram-se com isso e, por vingança, atiraram-no do alto de um rochedo.

 VOCÊ ACHA QUE EU PAREÇO COM ELE? 

Não! O verbo parecer, no sentido de assemelhar-se, ser parecido no aspecto fisionômico ou no temperamento, é pronominal. Pode reger com ou a:

Você acha que eu me pareço com/a ele?

Veja como esse rapaz se parece a mim (ou: comigo).

 COMO É QUE A ÁGUA DO COCO VAI PARAR LÁ DENTRO? 

Desde sua formação, o coco já tem uma cavidade onde a água vai se alojar, e essa abertura cresce à medida em que a fruta vai se desenvolvendo. Como as outras plantas, o coqueiro absorve água e sais minerais pelas raízes que, depois da ação da fotossíntese, são assimilados pela planta e depois transportados por folhas e frutos, garantindo sua nutrição e crescimento. “Assim como nossas veias e artérias, as plantas também têm vasos condutores, o xilema e o floema, e é o floema que irriga os frutos”, explica o pesquisador Edson Passos, fisiologista vegetal da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju (SE). A cavidade do coco vai sendo preenchida pelo líquido levado por esses vasos condutores, e assim se forma a água de coco.

 
 QUEM NASCEU PRIMEIRO, O OVO OU A GALINHA? 

A galinha. Todos os seres descendem de outros, a galinha é um estágio evoluído de outro animal. Ainda que ela tenha nascido de um ovo, esse ovo era de um "ancestral", e não o de uma galinha. Dessa forma, ela, como a conhecemos, surgiu antes de pôr o primeiro ovo. "O ovo de galinha só poderia ter nascido de uma outra galinha pré-existente", explica Sérgio Matioli, professor de Processos Evolutivos do Instituto de Biociências da USP.
 POR QUE O JACARÉ FICA PARADO QUANDO RECEBE UM FEIXE DE LUZ? 

O jacaré tem hábitos noturnos e seus olhos são adaptados para ambientes escuros. Para absorver o máximo de luz, as pupilas do jacaré ficam abertas e adquirem um formato arredondado. Quando o animal recebe grande quantidade de luz, suas pupilas se contraem. A acomodação visual demora um pouco e faz com que o jacaré permaneça estático.

DE ONDE VEM A EXPRESSÃO "TEMPO É DINHEIRO"?

O físico Benjamin Franklin (1706-1790) teria chegado a ela depois de ler obras do filósofo grego Teofrasto (372-288 a.C). O pensador grego, a quem é atribuída a autoria de cerca de 200 trabalhos em 500 volumes, teria mencionado a frase: tempo custa muito caro. Isso porque ele escrevia, em média, um livro a cada dois meses.
 NÃO ENCOSTE NA PAREDE: TINTA FRESCA 

Quem escreve ou diz isso se suja um pouquinho mais do que aquele que se encosta à parede com tinta fresca ...


O verbo e encostar-se (apoiar o corpo, firmar-se, apoiar-se) e se usa com a preposição a:

Não se encoste à parede: tinta fresca.

Encostei-me ao fio elétrico, mas felizmente nada aconteceu.

O velho pára, encosta-se à bengala e começa a resmungar algo.

O QUE É RESSACA DO MAR?

A ressaca é uma elevação do nível do mar em relação aos períodos sem tempestade, e tem a presença de ondas maiores do que as de costume. Apesar de ocorrer no litoral, esse fenômeno está associado às correntes de ventos ocorridas em regiões de baixa pressão atmosférica, normalmente que acontecem em alto mar. Para calcular uma ressaca, subtrai-se a maré astronômica normal da maré dos períodos de tempestade.
 POR QUE A ORGANIZAÇÃO CRUZ VERMELHA ESCOLHEU ESTE SÍMBOLO COMO SEU EMBLEMA? 

A Cruz Vermelha foi fundada por Henry Dunant, um negociante que se sensibilizou com o abandono dos feridos no campo de batalha de Solferino. Ele instigou a formação de um Comitê para a Assistência aos Feridos, que depois acabou ganhando adesão de outros países. Contudo, como os fundadores eram da Suíça, foi escolhido como emblema do grupo a cruz vermelha em fundo branco, que na verdade é o inverso das cores presentes na bandeira do país.
 POR QUE A ÁGUA QUENTE AJUDA A SOLTAR A GORDURA DE OBJETOS? 

A gordura, como qualquer material sólido, se funde quando aquecida. Em contato com a água quente, ela torna-se líquida e passa a flutuar em pequenas camadas. Para remover a gordura de vez, é necessário acrescentar detergente, pois a água sozinha não é capaz de acabar com ela. O sabão tem a função de penetrar nestas placas de gordura e dissolvê-las.

POR QUE OS AVIÕES NÃO PODEM SER CONSTRUÍDOS COM O MESMO MATERIAL DA CAIXA PRETA, SE ELA É A ÚNICA COISA QUE SOBRA DE UM ACIDENTE AÉREO?

De acordo com a assessoria de imprensa da Embraer, se um avião fosse feito com o mesmo material e como a mesma resistência da caixa preta seu peso tornaria o voo praticamente impossível. O avião é um aparelho mais pesado que o ar, mas por causa da capacidade de sustentação (força aerodinâmica) das asas, há limites para esse peso. É por isso que aviões são construídos com metais leves, como o alumínio e o duralumínio. Além disso, não adianta um avião ser teoricamente indestrutível se o corpo humano não suporta as elevadas forças de desaceleração geradas pelos impactos.

 QUAL ORIGEM DA EXPRESSÃO "ADVOGADO DO DIABO"? 

Essa expressão tem a origem na Igreja Católica. Quando o processo de santificação tem início, o "advogado do diabo" é escolhido pelo Vaticano para investigar se os milagres atribuídos ao candidato são de fato verdadeiros.
 COMO SURGIU O NOME ALÁ? 

O termo Alá, designação de Deus entre os muçulmanos, vem do árabe al-Ilah. A palavra é a junção do artigo al (o) com ilah (que significa deus, divindade). Ilah, por sua vez, vem do radical alaha (adorar). A origem deste pode ser traçada a partir de escritos semitas anteriores, nos quais a palavra para Deus era Il ou El. 
 COMO SE SABE O TEOR ALCOÓLICO DE UMA BEBIDA? 

O teor alcoólico de uma bebida é calculado com base na porcentagem de álcool puro presente na mesma. Uma bebida que possui teor alcoólico 10% vol., por exemplo, tem 10% de álcool em seu volume. Esta mesma medida pode ser expressa em ºGL, com a mesma significação. A sigla é a abreviação de Gay Lussac, o nome de um químico francês responsável por diversas constatações relativas ao comportamento dos líquidos. Em geral, as cervejas se enquadram entre as bebidas de baixo teor alcoólico (menor ou igual a 6º GL), os vinhos e licores são de médio teor (não ultrapassando os 20º GL) e os uísques, vodcas e aguardentes têm alto teor alcoólico. (chegando às vezes aos 40 ou até 50º GL).
 É VERDADE QUE OS ASTRONAUTAS FAZIAM XIXI NAS CALÇAS? 

Em 1961, Alan Sheppard estava pronto para entrar na nave Mercury para fazer um teste que deveria durar 15 minutos. Estava com aquela roupa complicada e foi aí que um problema técnico apareceu aqui, outro ali, de modo que o voo foi se atrasando cada vez mais, até que Alan avisou a torre de comando que tinha um problema: estava apertado para fazer xixi e queria instruções dos chefes de projeto. Os caras ficaram na maior dúvida. Já estavam atrasados para burro e se Alan fosse tirar sua roupa especial para fazer xixi, eles iam ter tantas horas de atraso acumuladas que talvez fosse preciso até mesmo cancelar o teste. Por outro lado, fazer xixi naquelas calças cheias de fios podia ser arriscado. O astronauta podia levar um choque, ter um treco, ninguém sabia direito. Ficaram naquele impasse, enquanto o aperto de Alan piorava cada vez mais. Por fim, apelaram. Deixaram o cara fazer ali mesmo, nas calças. Não deu problema com a fiação, e o teste foi realizado com sucesso. Mas o astronauta achou tudo aquilo uma nojeira só, porque o xixi, em vez de descer, subiu. Foi fazer uma espécie de poça na base do pescoço do valente sujeito. E a partir daí ficou estabelecido que todo astronauta deveria voar de fraldas. 
 O FANTÁSTICO MUNDO DA INFORMÁTICA 

O verbo computer, de calcular, surgiu no século 17, entre os franceses. Os ingleses transformaram o verbo em substantivo para denominar a atuais calculadoras. A palavra computador, no sentido que é usada atualmente, surgiu em 1944, numa matéria do jornal inglês London Times sobre máquinas inteligentes (computer) que futuramente poderiam substituir o trabalho humano.