Carros

Detran-SC libera consulta online de histórico de multas dos últimos cinco anos

09 Fev 2017 - 10h56
Depois de notificar cerca de 11,7 mil condutores de Florianópolis da suspensão do direito de dirigir, o Departamento de Trânsito em Santa Catarina (Detran-SC)  liberou a consulta do histórico de multas dos últimos cinco anos. Até janeiro, motoristas catarinenses só conseguiam consultar no site do Detran as multas do último ano. No entanto, as notificações eram referentes a infrações mais antigas, cometidas há cinco anos, e com isso usuários não conseguiam conferir as infrações no portal, apenas indo pessoalmente ao Detran. A consulta estendida está disponível para todos os condutores catarinenses.

Além de reclamações dos motoristas, o sistema antigo levou o Movimento Cidadão Fiscal a protocolar uma denúncia no Ministério Público Estadual sobre deficiências na prestação de serviços do órgão e, principalmente, a não disponibilização de informações online. O Ministério Público não instaurou inquérito sobre o tema.

Pelo menos 541 mil motoristas catarinenses devem ter a carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa neste ano porque atingiram 20 pontos ou mais em infrações em um período de 12 meses entre 2012 e 2016. O número representa 15% do total de 3,5 milhões de condutores do Estado e é justificado pela implantação de um sistema automatizado pelo Detran-SC. O processo iniciou pela Capital, onde 11,7 mil condutores receberam em dezembro do ano passado notificações da suspensão do direito de dirigir referentes a infrações ou acúmulo de pontos entre 2012 e 2013.

 

HoraSC