Destaques do esporte catarinense

Destaques do esporte catarinense recebem homenagem do Governo do Estado

08 Dez 2015 - 13h13

 Na cerimônia, nesta segunda-feira, 7, a Comenda do Mérito Desportivo e a Medalha Marcílio César Ramos Krieger, foram entregues, respectivamente, pelo Conselho Estadual de Esportes e Tribunal de Justiça Desportiva.


O Troféu Gustavo Kuerten é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com o Instituto Gustavo Kuerten. Para o secretário Filipe Mello, a cerimônia é uma forma de fechar o ano esportivo reconhecendo e valorizando o esforço de atletas, entidades e profissionais da área esportiva. "É muito gratificante ver este evento porque ele consagra o esporte, que é tão importante para reforçar valores na sociedade. Só temos que agradecer ao Guga por emprestar o nome a este grande prêmio", disse o secretário.

Durante a cerimônia, foi lembrada uma das mais importantes conquistas do maior tenista catarinense: há 15 anos, Gustavo Kuerten chegou ao topo do ranking do tênis mundial, permanecendo em primeiro lugar por 43 semanas. No dia 3 de dezembro de 2000, a liderança foi alcançada com a vitória do Masters Cup, em Lisboa. "Quando entrego o troféu na mão do vencedor, sinto a emoção daquela pessoa. Que esse dia seja apenas o primeiro passo para um futuro brilhante", disse Guga aos atletas. Ele também reforçou que o esporte vai muito além de uma vitória. "Se esse for o único objetivo, é muito pouco. Não podemos pensar só no resultado. O esporte é uma grande lição de vida", concluiu.

O prêmio foi dividido em 15 categorias. A votação popular pela internet, uma das etapas da escolha, teve a participação de aproximadamente seis mil pessoas – recorde desde a criação do prêmio.

Os vencedores do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte 2015 foram:

1. O MELHOR ATLETA

DOUGLAS SANTOS BROSE

MODALIDADE: KARATÊ

2. A MELHOR ATLETA

VALÉRIA KUMIZAKI

MODALIDADE: KARATÊ

3. O MELHOR ATLETA PARADESPORTIVO

LUCAS ANDRÉ FERRARI

MODALIDADE: ATLETISMO

4. A MELHOR ATLETA PARADESPORTIVO

SHEILA FINDER

MODALIDADE: ATLETISMO

5. O MELHOR ATLETA DE FUTEBOL PROFISSIONAL


ALEX ROBERTO SANTANA RAFAEL

NATURAL DE VOTORANTIN/SP

GOLEIRO - FIGUEIRENSE

6. O(A) ATLETA REVELAÇÃO

LUCAS VICENTE

MODALIDADE: SURF

FLORIANÓPOLIS

7. REVELAÇÃO PARADESPORTIVO

SUZANA NAHIRNEI

MODALIDADE: ATLETISMO

BLUMENAU

8. A MELHOR ENTIDADE ESPORTIVA

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO ESPORTE NEOTRENTINO

Data de fundação: 02/02/02

NOVA TRENTO

 9. A MELHOR ENTIDADE PARADESPORTIVA


AFADEFI - ASSOCIAÇÃO DE APOIO AS FAMÍLIAS DE DEFICIENTES FÍSICOS

Área que fomenta: Basquete em Cadeiras de Rodas, Atletismo, Bocha Paralímpica

Data de fundação: 07/11/02

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

10. O (A) MELHOR TÉCNICO

MARIA HELENA KRAESKI

Modalidade: Ginástica Rítmica

11. O (A) MELHOR TÉCNICO DO PARADESPORTO

ALEXANDRE MEDEIROS GHIZI

Modalidade: Tênis de Mesa

12. A MELHOR EQUIPE ESPORTIVA

ASSOCIAÇÃO DE GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA DE JOINVILLE

Modalidade: Ginástica Rítmica 

JOINVILLE

13. A MELHOR EQUIPE PARADESPORTIVA

TÊNIS DE MESA PARADESPORTO – ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE CRICIÚMA - JUDECRI

CRICIÚMA

14. O(A) MELHOR ÁRBITRO(A)

PAULO LUIS BEAL

Modalidade: Voleibol

15. O(A) MELHOR ÁRBITRO(A) DO PARADESPORTO

ELIZABETH ALBANO

Modalidade: BOCHA PARALÍMPICA

Comenda do Mérito Desportivo 

Entregue pelo Conselho Estadual de Esportes, a Comenda do Mérito Desportivo é um reconhecimento a personalidades que tenham se destacado e/ou prestado serviços relevantes ao esporte catarinense ou nacional. 

Neste ano, foram homenageados Ademar Silva, Carlos Augusto Vieira, Francisco da Costa Baptista Neto, Manuel Obdulo Rebelo e Nilo Borgonovo – todos com extenso currículo na área de esportes e ampla participação em eventos esportivos. Além das personalidades, uma entidade recebeu a Comenda Institucional: a Associação Desportiva Hering, fundada em 5 de fevereiro de 1964, em Blumenau.

Para a presidente do Conselho Estadual de Esportes, Michele de Souza, realizar a entrega da Comenda junto com o Troféu Gustavo Kuerten é especialmente importante para integrar as gerações do esporte. "É uma oportunidade para os jovens atletas conhecerem o trabalho de pessoas que tanto contribuíram com o esporte catarinense", destacou.

Medalha Marcílio César Ramos Krieger

Personalidades ligadas ao esporte também foram agraciadas com a Medalha Marcílio César Ramos Krieger, entregue pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC)

Neste ano, os escolhidos pelo TJD-SC para receber a honraria foram o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, e o mestre em Educação Física pela USP e doutor pela Unicamp, Laércio Elias Pereira.

“A medalha é uma homenagem a todos que dão uma efetiva contribuição à justiça desportiva”, concluiu o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Luciano Hostins.

Fonte: Secom