CURIOSIDADE

Curiosidade: Conheça os 10 tipos de nuvens

15 Set 2015 - 13h49
A informação é do portal Coulds, que traz diversos detalhes sobre cada tipo de nuvens, além de diversas fotos.

NUVENS ALTAS (acima de 6km de altitude):


Cirrus: Formadas por cristais de gelo Tem aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante.



Cirrocumulus: Delgadas, compostas de elementos muito pequenos em forma de grânulos e rugas. Indicam base de corrente de jato e turbulência.



Cirrostratus: Véu transparente, fino e esbranquiçado, sem ocultar o sol ou a lua, apresentam o fenômeno de halo (fotometeoro).



NUVENS MÉDIAS (base entre 2 a 7 km de altitude em latitudes médias):

Altostratus: camadas cinzentas ou azuladas, muitas vezes associadas a altocumulus; compostas de gotículas superesfriadas e cristais de gelo. Não formam halo. A chuva é leve e contínua.



Altocumulus: banco, lençol ou camada de nuvens brancas ou cinzentas, tendo geralmente sombras próprias. Constituem o chamado "céu encarneirado".



NUVENS BAIXAS (base igual ou inferior a 2 km de altitude):

Stratus: muito baixas, em camadas uniformes e suaves, de cor cinza. Apresenta topo uniforme (ar estável) e produz chuvisco (garoa).



Stratocumulus: lençol contínuo ou descontínuo, de cor cinza ou esbranquiçada, tendo sempre partes escuras.



Nimbostratus: aspecto amorfo, base difusa e baixa, muito espessa, escura ou cinzenta. A chuva dela é intermitente e mais ou menos intensa.



NUVENS VERTICAIS (base até 3 km):

Cumulus: contornos bem definidos, assemelham-se a couve-flor. Sua máxima freqüencia sobre a terra acontece de dia e sobre a água de noite. Podem ser orográficas (umidade do mar) ou térmicas (evapotranspiração). Quando cresce se torna Cumulus Congestus, provocando chuva em forma de pancadas.



Cumulonimbus: Tem base entre 700 e 1.500 m, com topos chegando a 24 e 35 km de altura, sendo a média entre 9 e 12 km. São formadas por gotas d'água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo. Caracterizadas pela "bigorna": o topo apresenta expansão horizontal devido aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro. Provoca pancadas de chuva com raios, por vezes tempestades.



Fonte: INMET, Clouds Online.