Abertura de Empresas

Abertura de empresas cresceu 16,9% em Santa Catarina

24 Jan 2017 - 16h25

Esta é uma realidade diferente de muitos Estados brasileiros, como Minas Gerais, por exemplo, onde a queda na abertura de empresas foi de 5% e o número de empresas extintas cresceu 47%.


De acordo com os dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), o número de novas empresas cresceu nas principais cidades catarinenses. O destaque é para Criciúma, com acréscimo de 21,3% em 2016 em relação ao ano anterior. Em seguida aparece Joinville, com 20,5%; Florianópolis com 19%; em Lages foram 15,7%; em Blumenau o número subiu 15,1%; e em Chapecó, 13,1%.

A expectativa é que, em 2017, estes dados sejam ainda mais positivos. Segundo o secretário da SDS, Carlos Chiodini, com a lei SC Bem Mais Simples, sancionada pelo governador Raimundo Colombo na última semana, será mais fácil abrir empresas, bem como a obtenção de atestados, alvarás e outros documentos necessários. O projeto prevê o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores, para negócios com baixo risco sanitário e baixo potencial poluidor.


O número de empresas extintas também subiu, foram 91.444 em 2016 enquanto, em 2015, haviam sido 69.365. De acordo com o presidente da Jucesc, Julio Marcellino Junior, este é resultado dos novos procedimentos adotados pela Receita Federal. “Tínhamos uma grande demanda reprimida, de empresas que estavam abertas somente no papel e não poderiam ser extintas por terem débitos fiscais. Ou seja, é importante observar que o número de empresas extintas reflete, principalmente, a simplificação dos processos de baixa de empresas que estamos implementando no Estado”, explicou.

Matérias Relacionadas

Região

Patrimônio cultural do Rio da Luz será tema de fórum nesta quarta

O objetivo do fórum é ampliar o espaço de fala e escuta sobre os instrumentos de proteção aos patrimônios culturais e divulgar as ações desenvolvidas na região entre 2018 e 2020
Patrimônio cultural do Rio da Luz será tema de fórum nesta quarta
Região

Nereu Ramos faz missa pela beatificação do padre Aloísio

A partir das 15h deste sábado (17), a rádio Jaraguá vai transmitir a missa de misericórdia pela Beatificação de Padre Aloísio Boeing
Nereu Ramos faz missa pela beatificação do padre Aloísio
Ver mais de Região