Joaçaba Pneus
INTERNACIONAL

UE e Reino Unido fecham instrumento com força legal para detalhar Brexit

11 Mar 2019 - 21h12Por Gabriel Bueno da Costa

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciou em entrevista coletiva ao lado da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, que as partes chegaram a um acordo nesta segunda-feira sobre um instrumento com valor legal para esclarecer o acordo para a saída do país da União Europeia, o Brexit. Segundo Juncker, o instrumento garante que acordos alternativos serão buscados para estabelecer o quadro na fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, já que Londres teme que o bloco fique indefinidamente no esquema previsto no acordo para essa barreira.

"Concordamos com acordo que evita 'backstop' nas Irlandas para sempre", afirmou May na coletiva. O "backstop" é o mecanismo para evitar uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. Segundo Juncker, foi fechado um compromisso para se buscar alternativas para essa fronteira até o fim de 2020.

Juncker ressaltou que o instrumento fechado hoje, com força legal, esclarece o acordo do Brexit. Ele disse que o bloco lamenta, mas respeita o desejo do povo britânico, que aprovou a separação em plebiscito. Agora, caberá ao Parlamento nesta terça-feira votar se aceita o acordo. Juncker insistiu que será a última alternativa para evitar uma separação sem acordo algum, o que significaria um custo maior para a economia do país, segundo as projeções.

"O acordo de retirada pode ser ratificado e concluído a tempo", afirmou o presidente da Comissão Europeia. May, por sua vez, disse que o resultado das conversas de hoje em Estrasburgo equivale a uma "política de segurança" para garantir que não haverá nunca uma fronteira dura entre as Irlandas. Com isso, a premiê espera obter apoio no Legislativo londrino para o acordo fechado entre as partes.

Matérias Relacionadas

Saúde

G7 promete doar 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 até 2022

Compromisso consta em documento final da reunião de líderes do grupo
G7 promete doar 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 até 2022
Esportes

Brasil abre Copa América com boa vitória sobre a Venezuela

Seleção faz 3 a 0 com gols de Marquinhos, Neymar e Gabriel Barbosa
Brasil abre Copa América com boa vitória sobre a Venezuela
Saúde

Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças a partir de 12 anos

Estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência
Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças a partir de 12 anos
Esportes

Em nota, jogadores da seleção criticam Copa América, mas negam boicote

Texto foi publicado nas redes sociais após vitória contra o Paraguai
Em nota, jogadores da seleção criticam Copa América, mas negam boicote
Ver mais de Mundo