INTERNACIONAL

Trump e Kim encerram cúpula de forma repentina e acordo fica distante

01 Mar 2019 - 09h32Por Beatriz Bulla, correspondente

A segunda cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, terminou nesta quinta-feira, 28, sem acordo sobre a desnuclearização da Península Coreana. Para analistas, o fracasso coloca em risco todo o avanço obtido nas negociações com a Coreia do Norte e na primeira reunião entre Kim e Trump, no ano passado, em Cingapura.

A reunião em Hanói, no Vietnã, foi interrompida abruptamente. Até aquele momento, autoridades dos dois lados esperavam que a reunião fosse capaz de dar resultados mais concretos do que o primeiro encontro em Cingapura.

Para John Ciorciari, diretor do Centro de Política Internacional da Gerald Ford School of Public Policy, da Universidade de Michigan, a ausência de progresso não surpreende. "As partes não estavam perto do ponto de avanço. A reunião foi prematura. Isso deu a Kim uma chance de pressionar Trump por concessões com poucas perspectivas de avanços substanciais na Coreia do Norte", afirmou.

Segundo Trump, a Coreia do Norte exigia a retirada completa das sanções econômicas para avançar no programa de desnuclearização. Por outro lado, o ministro de relações exteriores norte-coreano, Ri Yong-ho, afirmou que a exigência foi pela retirada de algumas sanções - e não todas, contradizendo o americano.

"Parece que os dois julgaram mal um ao outro. Kim pode ter calculado que Trump, ávido por uma vitória em política externa, o recompensaria com o alívio de sanções", escreveram as analistas de Coreia Sue Mi Terry e Lisa Collins, do Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos (CSIS). Já Trump, segundo elas, pensava que Kim havia aceitado negociar graças a sua política de pressão. "Nenhuma das expectativas foi confirmada em Hanói", disseram. Segundo elas, o encontro foi uma perda de energia, tempo e recursos e pode tornar as negociações mais difíceis.

Até esse encontro, Trump usava as negociações como um trunfo de sua política externa e costumava dizer que, sem ele, o mundo estaria vivendo uma guerra. O resultado frustrado da cúpula é um retrocesso para as negociações e para o discurso de Trump.

É consenso entre especialistas, no entanto, que os EUA tomaram a decisão certa em não fazer um acordo se a outra opção era um acordo ruim. Kim tem pressionado para que Trump reduza as sanções antes de desmantelar seu arsenal.

Ciorciari acredita que os dois países não têm escolha e devem seguir negociando. "A retórica pode ficar mais hostil, mas eventualmente eles voltarão à mesa de negociações", afirma. Mesmo assim, ele vê riscos após o fracasso da cúpula. Segundo ele, a Coreia do Norte frequentemente responde a impasses diplomáticos com ameaças, para buscar concessões. "Não seria surpreendente ver mais testes nucleares após o colapso das negociações."

No primeiro encontro, em Cingapura, Trump e Kim concordaram com um plano de desnuclearização. Para especialistas, isso só aconteceu porque os dois não definiram o que de fato significaria a desnuclearização e quais concessões seriam feitas pelos dois líderes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Segurança

Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália

Nesta semana o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado
Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália
Segurança

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo
STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Economia

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Número de inadimplentes chegou a 72,07 milhões, segundo a Serasa
Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda
Ver mais de Mundo