dengue
INTERNACIONAL

Trump comemora resultado de eleições e diz pode haver bipartidarismo positivo

07 Nov 2018 - 14h57Por Niviane Magalhães e Gabriel Bueno

São Paulo, 07/11/2018 - O presidente dos EUA, Donald Trump, comemorou o resultado das eleições de meio de mandato em seu país, afirmando que a eleição marca o maior avanço no Senado para governistas desde pelo menos 1962. Segundo ele, pode haver situação bipartidária positiva, após os democratas retomarem o controle da Câmara.

"Candidatos que apoiei tiveram grande sucesso na noite passada", disse Trump em coletiva de imprensa, acrescentando que "também conseguimos resultado positivo na Câmara, apesar de fatores como a mídia". Trump enalteceu ainda os resultados "incríveis" nas disputas para governador. "Controlamos a maioria dos governos no país".

De acordo com o presidente americano, pode haver uma situação bipartidária positiva no Congresso nos próximos dois anos e "espero trabalhar com os democratas em setores de infraestrutura e preços de medicamentos", disse, acrescentando que os democratas também concordam que muro na fronteira com o México é necessário.

O presidente americano também não deixou de enaltecer o desempenho de seu país, afirmando que a economia cresce como nunca antes. "Temos riqueza econômica e força militar também", afirmou.

Neste contexto, Trump destacou que os democratas não deve deixar de apoiar o acordo comercial entre o Canadá e o México. "Caso o governo fique parado, culpa será dos democratas". O líder dos republicanos expressou ainda o desejo de cuidar do clima, mas sem perder a competitividade com outros países.

Sobre a líder democrata na Câmara, Nancy Pelosi, Trump disse que ela "merece crédito por seu trabalho e espero trabalhar junto com ela".

Em relação às investigações contra ele, Trump afirmou que "não deram em nada" e que podem investigar democratas também, embora isso "não levaria a nada".

Matérias Relacionadas

Política

Governador lidera comitiva em busca de novas parcerias com Portugal

A viagem está marcada entre os dias 8 e 14 de julho. O objetivo é fortalecer as relações entre o estado e o país europeu, explorando oportunidades de cooperação nas áreas de tecnologia, turismo e comércio
Governador lidera comitiva em busca de novas parcerias com Portugal
Esportes

Jaraguá do Sul recebe Seleção Brasileira de Vôlei para amistosos

As partidas ocorrerão na próxima semana, dias 19 e 20, na Arena Jaraguá
Jaraguá do Sul recebe Seleção Brasileira de Vôlei para amistosos
Geral

Polícia Federal abre investigação sobre leilão de arroz

Conab também instaurou uma apuração interna
Polícia Federal abre investigação sobre leilão de arroz
Economia

Taxação de importação até US$ 50 e Projeto Mover vão à sanção

PL 914/24 foi aprovado na Câmara por 380 votos contra 26
Taxação de importação até US$ 50 e Projeto Mover vão à sanção
Ver mais de Mundo