dengue
INTERNACIONAL

Theresa May cobra acordo da oposição para aprovação do Brexit

05 Mai 2019 - 11h53

O governo britânico e o Partido Trabalhista, de oposição, tem o dever de entrar em acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit, afirmou neste domingo a primeira-ministra britânica Theresa May. Em texto publicado no jornal Mail on Sunday, May apelou ao líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn: "Vamos fechar um acordo".

A perspectiva de um compromisso cruzado entre os dois partidos tem alarmado muitos conservadores, no entanto, até mesmo May tem dito que também "não é o que desejava". "Mas temos de encontrar um jeito de quebrar esse impasse - e acredito que os resultados das eleições locais dão um novo ar de urgência a isso", escreveu a primeira-ministra.

Os conservadores estão desesperados para seguir adiante após perderem centenas de posições nas eleições locais na semana passada. O Partido Trabalhista também sofreu perdas, com os eleitores punindo ambos os partidos pelo impasse em torno do Brexit.

Quase três anos após os britânicos terem votado pela saída da UE, a data e os termos continuam incertos. Recentemente, a data de saída foi adiada de 29 de março para 31 de outubro, porque May não tem conseguido aprovação do Parlamento para os termos do seu acordo acertado com a UE.

Mas a possibilidade de que o governo poderia fechar um acordo que aceitasse as demandas do Partido Trabalhista por laços econômicos mais próximos com a UE têm enfurecido os Conservadores pró-Brexit, que exigem a renúncia de May. "Temos de fazer a mudança", afirmou ex-líder do Partido Conservador Iain Duncan Smith à rádio LBC. "A mensagem foi alta e clara que, desde 29 de março o povo decidiu que estão absolutamente furiosos com a classe política".

Políticos do Partido Trabalhista estão cautelosos em fechar um acordo que poderia soar como uma ajuda para que seus arquirrivais Conservadores entreguem o Brexit. Muitos membros do partido desejam que os trabalhistas apoiem a realização de uma nova votação popular sobre a saída do país da UE, que poderia reverter a decisão do pleito de 2016. Segundo os defensores dessa estratégia, a grande vitória nas eleições locais de candidatos da linha liberal democrata anti-Brexit são uma prova de que o público receberia bem uma segunda consulta pública.

O porta-voz do Partido Trabalhista para as finanças, John McDonnell, afirmou neste domingo que o partido tentaria "chegar a um acordo se pudesse" com os Conservadores. Porém, acrescentou ele, os trabalhistas concordariam em assinar um acordo sobre o Brexit se o mesmo incluísse uma união aduaneira permanente com a UE para evitar barreiras comerciais. Segundo McDonnell, o governo quer um relacionamento "perdedor" com o bloco.

McDonnell também afirma que as intrigas lançadas pela liderança do Partido Conservador tornam as negociações mais difíceis. "Estamos lidando com um governo muito instável", disse McDonnell em entrevista à BBC. "É como se estivéssemos tentando fechar contrato com a direção de uma companhia que está deixando o posto e as pessoas que vão sucedê-la não estão dispostas a cumprir tal contrato. Não podemos negociar desse jeito". Fonte: Associated Press.

Matérias Relacionadas

Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Ver mais de Mundo