dengue 2
INTERNACIONAL

Síria: Assad diz que Exército "libertará cada centímetro" do país

17 Fev 2019 - 17h15Por AE

O presidente da Síria, Bashar Assad, disse neste domingo que somente o Estado sírio pode proteger grupos no norte da Síria e que o Exército "libertará cada centímetro da Síria" das tropas estrangeiras. Assad não mencionou especificamente a retirada planejada de 2 mil soldados norte-americanos do norte da Síria, mas, em discurso televisionado em Damasco, disse que ninguém deveria apostar na proteção dos norte-americanos.

Assad parecia estar se referindo aos grupos curdos aliados dos EUA no norte sírio que temem um ataque turco quando as tropas norte-americanas se retirarem do nordeste da Síria. Os EUA fizeram parceria com milícias curdas locais na luta contra o grupo Estado Islâmico. Os extremistas estão à beira da derrota na Síria, e o presidente dos EUA, Donald Trump, disse querer que as tropas dos EUA deixem a Síria nos próximos meses.

O anúncio de Trump despertou temores de que a Turquia possa em breve lançar uma ofensiva contra combatentes curdos. A Turquia considera as Unidades de Proteção do Povo Curdo, com base no norte da Síria, um grupo terrorista ligado a uma insurgência dentro de suas próprias fronteiras.

Assad sugeriu que os EUA venderam seus parceiros curdos e disse que o exército sírio retornará à área após a retirada das tropas norte-americanas. "Para aqueles grupos que estão apostando nos norte-americanos, nós dizemos que os norte-americanos não vão protegê-los. (...) Os norte-americanos vão colocá-los em seus bolsos para serem usados como instrumentos de barganha", afirmou. "Cada centímetro da Síria será libertado, e qualquer intruso é um inimigo."

Falando com confiança sobre os avanços militares do Exército sírio, Assad convocou refugiados em todo o mundo para retornarem à Síria. A guerra civil síria, agora com quase oito anos, deixou cerca de 450 mil mortos e deslocou metade da população do país, incluindo cerca de seis milhões para fora do país. Países ocidentais e organizações de direitos humanos disseram que a situação de segurança ainda não está suficientemente estável para o retorno, e a ONU afirmou que não pode garantir segurança para aqueles que decidirem voltar.

Sem citar nomes especificamente, Assad acusou países estrangeiros de bloquear o retorno de refugiados. "A Síria precisa de todos os seus filhos e pedimos aos refugiados que retornem para participar do processo de reconstrução", disse Assad. Fonte: Associated Press.

Matérias Relacionadas

Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Ver mais de Mundo