INTERNACIONAL

'Se democratas votarem contra o muro, paralisação durará muito tempo', diz Trump

21 Dez 2018 - 09h54Por Nicholas Shores

Após a Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovar ontem à noite um novo pacote orçamentário com previsão de verba para a construção de um muro na divisa com o México, o presidente Donald Trump afirmou que se os democratas no Senado, cujos votos seriam necessários para que a proposta avance pela Casa e à sanção presidencial, votarem "não" à barreira, haverá uma paralisação parcial do governo federal que durará por "um tempo muito longo".

Apesar de toda a pressão e tentativa de jogar a responsabilidade para a oposição, Trump concedeu que precisa dos votos da bancada democrata no Senado, mas ela "provavelmente votará contra Segurança na Fronteira e o Muro mesmo que eles saibam que ele é desesperadamente necessário". "Shutdown hoje se Democratas não votarem por Segurança na Fronteira!", reforçou o nº 1 da Casa Branca, por via das dúvidas.

Em uma série de publicações sobre o tema, Trump também apelou ao líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell (Kentucky), insistindo que ele deveria lutar "tão duro quanto ele já lutou por qualquer coisa" para que a proposta passe também pela instância mais alta do Legislativo.

Nesse cenário, se a matéria fosse encaminhada para sanção presidencial ainda nesta sexta-feira, seria possível impedir uma paralisação de cerca de 20% da máquina pública federal a partir do primeiro minuto deste sábado, quando expira o atual orçamento-tampão.

"Ele precisará de votos Democratas, mas, como mostrado na Câmara, coisas boas acontecem", comentou o presidente. Entre os deputados, a medida orçamentária foi aprovada por 217 votos a favor e 185 contra, separando US$ 5,7 bilhões para o muro. Atualmente, os republicanos têm maioria na Casa, mas, em janeiro, os democratas assumirão o controle.

O Senado havia aprovado na quarta-feira, 19, um outro projeto orçamentário que estenderia os recursos para o financiamento do governo até 8 de fevereiro, mas o texto não incluía os fundos para o muro. Diante da ausência da verba para a barreira de concreto, Trump cruzou os braços e se negou a subscrever a proposta. Hoje, se defendeu: "Se Democratas suficientes não votarem pelo muro, haverá uma Paralisação Democrata!"

O cântico "Construa o Muro!" foi difundido por Trump como promessa de campanha a seus seguidores ainda nos tempos da corrida presidencial de 2016, na época alegando que a obra bilionária seria paga pelo México. Assim, o republicano insiste que "não há mais nada que funcionará" para conter o fluxo imigratório pela fronteira sulista. "É como a roda, não há nada melhor. Eu conheço tecnologia melhor que qualquer um, e tecnologia em uma fronteira só é efetiva em conjunção com um Muro."

Ele apontou para Israel, onde, segundo Trump, os muros são "99,9" bem-sucedidos. "Não será nada diferente na nossa Fronteira Sulista! Centenas de Bilhões de dólares economizados", disse.

Matérias Relacionadas

Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Segurança

Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália

Nesta semana o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado
Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália
Segurança

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo
STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Economia

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Número de inadimplentes chegou a 72,07 milhões, segundo a Serasa
Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda
Ver mais de Mundo