Mundo

Reunião do Grupo de Lima deve impor novas sanções ao governo de Nicolás Maduro

O encontro contará com o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence

25 Fev 2019 - 11h40Por Paulo Henrique Gomes / Agência do Rádio

Representantes de 15 países se reúnem nesta segunda-feira (25) em Bogotá, na Colômbia, para discutir a crise na Venezuela e novas sanções ao governo de Nicolás Maduro. O encontro contará com o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o vice-presidente, Hamilton Mourão, representam o o Brasil no encontro do Grupo de Lima.

O opositor de Maduro, Juan Guaidó, anunciou que também deve participar da reunião "para discutir possíveis ações diplomáticas" na Venezuela. Também devem estar no encontro os líderes de Argentina, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Chile, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Peru.

Em nota divulgada neste domingo (25), o governo brasileiro expressou ”sua condenação mais veemente” aos atos de violência cometidos pelo “regime ilegítimo do ditador Nicolás Maduro”, nas fronteiras da Venezuela com o Brasil e a Colômbia.

Segundo o comunicado, o uso da força contra o povo venezuelano caracteriza o caráter criminoso do regime de Nicolás Maduro. Para o governo brasileiro, os ataques são "um brutal atentado aos direitos humanos" e "nenhuma nação pode calar-se" diante dos fatos ocorridos nesse fim de semana.

O Brasil também fez um apelo à comunidade internacional, sobretudo aos países que ainda não reconheceram Guaidó como presidente interino.

A declaração foi feita após diversos conflitos impedirem a entrada de ajuda humanitária na Venezuela no chamado "Dia D", que foi convocado pelo autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó. Na ocasião, seriam distribuídos alimentos e remédios ao povo venezuelano.

Segundo o governo colombiano, pelo menos três mortes foram confirmadas em Santa Elena, cidade venezuelana a 15 km da fronteira com o Brasil. Um ataque próximo à fronteira com a Colômbia deixou 285 feridos e 37 hospitalizados.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Segurança

Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália

Nesta semana o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado
Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália
Segurança

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo
STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Economia

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Número de inadimplentes chegou a 72,07 milhões, segundo a Serasa
Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda
Ver mais de Mundo