transito
INTERNACIONAL

Reino Unido se prepara para apresentar acordo do Brexit na semana de 3 de junho

14 Mai 2019 - 19h04Por Célia Froufe

O governo britânico se prepara pra apresentar o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit, na semana do dia 3 de junho, conforme informou há pouco um porta-voz de Downing Street, o endereço oficial da primeira-ministra, Theresa May. A decisão foi tomada depois de um encontro realizado entre a premiê e o líder do principal partido da oposição (Trabalhista), Jeremy Corbyn.

"Esta noite na Europa, a primeira-ministra encontrou o líder da oposição na Câmara dos Comuns para deixar clara a nossa determinação em concluir as negociações e entregar o resultado do plebiscito de deixar a UE", declarou o porta-voz. Segundo ele, a ideia de "antecipar" o projeto de acordo para a primeira semana do mês que vem é imperativa para que o Reino Unido deixe o bloco comum antes do recesso parlamentar de verão.

Inicialmente, o Brexit estava marcado para 29 de março, mas após ser rejeitada três vezes a proposta do Executivo pelo Legislativo, o governo local se viu obrigado a estender a data do divórcio. Isso ocorreu duas vezes. Primeiro, foi prorrogada para 12 de abril e, depois, para 30 de outubro. Theresa May queria, no entanto, que a separação se desse antes das eleições do Parlamento Europeu, que começam no próximo dia 23, quinta-feira da semana que vem.

As conversas desta noite entre a premiê e o líder da oposição foram "úteis e construtivas", nas palavras do porta-voz. Em nenhum momento do comunicado, no entanto, o nome de Corbyn é mencionado. A estratégia de Theresa May de fazer uma proposta em acordo com os Trabalhistas se deu para que o projeto tenha mais chance de passar pelo Parlamento britânico.

"As conversações de amanhã continuarão em um nível oficial, à medida que buscamos a maioria estável no Parlamento que garantirá a aprovação segura do Projeto de Acordo de Retirada e a rápida saída do Reino Unido da UE", trouxe a nota do porta-voz. Não foi informado em que momento haverá uma nova reunião. Há previsão de que a primeira-ministra viaje para Paris nesta quarta-feira para participar de uma cúpula internacional contra o terrorismo na internet.

Matérias Relacionadas

Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Ver mais de Mundo