Dia internacional das Mulheres
INTERNACIONAL

Reino Unido: companhia aérea suspende operação por incertezas com Brexit

17 Fev 2019 - 09h26

Centenas de passageiros em toda a Europa ficaram retidos pelo abrupto encerramento das operações da companhia aérea britânica Flybmi. A British Midland Regional Limited, que opera como Flybmi, disse que está entrando com pedido de suspensão - uma versão britânica da falência - por causa dos custos mais altos de combustível e da incerteza causada pela saída da Grã-Bretanha da União Européia.

"O cenário atual e as perspectivas futuras também foram seriamente afetados pela incerteza criada pelo processo Brexit, que levou à nossa incapacidade de garantir contratos de voo na Europa e à falta de confiança em relação à capacidade da empresa de continuar voando entre destinos na Europa", afirmou a companhia aérea em seu site no final do sábado.

A Flybmi agradeceu aos trabalhadores por sua dedicação e disse que "é com o coração pesado que fazemos este anúncio inevitável".

A companhia operava 17 jatos em rotas para 25 cidades europeias. Empregava 376 pessoas na Grã-Bretanha, Alemanha, Suécia e Bélgica e diz que transportou 522.000 passageiros em 29.000 voos no ano passado.

O chefe do sindicato dos pilotos, Brian Strutton, disse que o colapso da companhia veio sem aviso prévio e "é uma notícia devastadora para todos os funcionários". "Nossos passos imediatos serão apoiar os pilotos da Flybmi e explorar com os diretores e administradores se seus empregos podem ser salvos", ele disse.

A Grã-Bretanha deve deixar a UE em 29 de março, mas há sérias dúvidas sobre a aprovação de um acordo de saída pelo paramento. Isso está tornando mais difícil para as empresas planejarem a separação.

A Flybmi disse que todos os voos serão cancelados e aconselhou os passageiros a solicitarem reembolso de emissoras de cartão de crédito, agentes de viagens ou companhias de seguro de viagem.

Os passageiros foram orientados a não se deslocar ao aeroporto no domingo, a menos que tivessem feito acordos diretamente com outras companhias aéreas. A Flybmi disse que não iria acomodar passageiros em voos de outras companhias aéreas. Muitos passageiros ficaram retidos pelo desligamento. Fonte: Associated Press.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Dólar chega a R$ 5,55, mas fecha estável com notícias do exterior

Bolsa de valores sobe 1,35% e volta a superar os 112 mil pontos
Saúde

Senado aprova MP que autoriza crédito de R$ 2,5 bi para Covax Facility

A estimativa é que o Brasil obtenha 10,6 milhões de doses
Saúde

Pesquisadores desenvolvem máscara que inativa coronavírus

A ação do equipamento é devida à presença de um nanofilme de quitosana, na camada intermediária da máscara, substância derivada da casca do camarão
Saúde

Biden determina que estados priorizem vacinação de professores

Pediu ainda que os estados apliquem pelo menos uma dose de imunizante em cada educador até o fim de março.
Ver mais de Mundo