dengue 2
INTERNACIONAL

Referendo sobre nova Carta Magna de Cuba tem alta participação

25 Fev 2019 - 12h45

Os cubanos foram às urnas neste domingo, dia 24, em um referendo constitucional que discute a vigência do socialismo em meio a fortes pressões dos EUA e com os olhos voltados para a crise na Venezuela, seu aliado mais próximo.

Os colégios eleitorais abriram às 7 horas (9 horas de Brasília), e foram fechados às 18 horas. De acordo com a comissão eleitoral, até as 14 horas, 74% dos mais de 8 milhões de eleitores convocados já haviam registrado seus votos sobre a nova Carta Magna, que substituirá a de 1976.

Observadores locais e estrangeiros disseram esperar que entre 70% e 80% dos eleitores devem ratificar a nova Constituição. Também espera-se mais votos no "Não" do que em 1976, quando a Carta foi aprovada por 97,8% dos eleitores, e em 2002, quando o voto para tornar "irrevogável" o socialismo obteve 99,3% de aprovação.

A maior parte de votos no "não" desta votação deve ocorrer porque diferente de votações anteriores, a oposição ao regime cubano não pediu a anulação ou abstenção, mas sim o voto pelo "não". Os primeiros resultados oficiais serão divulgados na tarde desta segunda-feira, 25.

O novo texto reconhece o mercado e o investimento privado e estrangeiro como atores em sua economia de linha soviética, mas sempre sob o comando do único e governante Partido Comunista de Cuba, e afirma que "apenas no socialismo e no comunismo, o ser humano alcança a dignidade plena".

A consulta foi feita em meio à crise que atravessa o governo de Nicolás Maduro. "Cuba em pé pelo #Sim à #Constituição e ratificando o apoio à #RevoluçãoBolivariana", tuitou o presidente Miguel Díaz-Canel.

Cuba faz campanha para tentar unir a comunidade internacional contra o que denuncia como "agressão militar dos EUA" contra o seu aliado. "#Venezuela não está sozinha. #ManosFueradeVenezuela", escreveu Díaz-Canel, para quem o sim é "um voto também pelo socialismo, a pátria e a revolução", e a resposta às ameaças de Donald Trump, que havia afirmado em Miami que "os dias do socialismo e do comunismo estão contados na Venezuela, e também na Nicarágua e Cuba", três países apontados como "a troika da tirania" pelos EUA.

O governo cubano organizou uma campanha onipresente nas redes sociais e canais de televisão estatais - os únicos em sinal aberto - para obter a aprovação, com o uso da hashtag #YovotoSí (Eu voto sim, em tradução livre), apelando ao patriotismo e questionando as posições contrárias.

Para a Constituição passar é necessário obter 50% + 1 dos votos e o governo tem a certeza de uma grande vitória. O voto é facultativo na ilha. (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Ver mais de Mundo