Delivery Much
INTERNACIONAL

Putin diz que Coreia precisa de garantias para desnuclearização

26 Abr 2019 - 06h08

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que ele e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, conversaram sobre a desnuclearização da Península Coreana, sanções e os EUA durante reunião na cidade de Vladivostok.

Ao final do encontro, Putin afirmou que a Coreia do Norte precisa de garantias internacionais de segurança para encerrar seu programa nuclear e essas garantias, para funcionar, precisariam ser oferecidas dentro de uma estrutura multinacional.

"Precisamos restaurar o poder do direito internacional, voltar ao estado em que o direito internacional, e não a lei do mais forte, determina a situação no mundo", disse Putin. O presidente russo destacou que pretende discutir com Washington o que foi debatido com Kim. "Aqui não há segredos, não há conspirações. O próprio presidente Kim nos pediu para informar o lado americano sobre nossa posição."

Moscou defende um diálogo com Pyongyang com base em um plano definido por China e Rússia. O país já solicitou a retirada das sanções internacionais, enquanto o governo dos EUA acusou o Kremlin de ajudar a Coreia do Norte a evitar as punições.

O presidente russo também disse que está disposto a aumentar a cooperação para reduzir as tensões na Península Coreana. "Estou convencido de que a chave do sucesso está bem aqui", afirmou Putin. "Com a participação ativa da comunidade internacional, de todos os países interessados, alcançaremos com segurança os objetivos de Garantir uma paz, estabilidade e prosperidade na Península Coreana".

Dois meses depois do grande fracasso do segundo encontro com o presidente americano, Donald Trump, em Hanói, o norte-coreano afirmou que teve um "momento muito bom" com Putin e declarou que deseja reavivar os "vínculos históricos" entre Rússia e Coreia do Norte. Kim disse ainda que os EUA agiram de "má-fé" durante a cúpula de fevereiro, em Hanói. (Com agências internacionais)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Biden vai pedir quarentena a passageiros internacionais

Ele pediu ainda o uso de máscaras em transportes entre os estados
Saúde

Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas

O grupo fará uma doação para o programa Unidos Contra a Covid-19 no valor de R$ 1,6 milhão, referente a uma usina de produção de oxigênio, que deverá dar suporte aos hospitais públicos da região
Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas
Saúde

Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã no Rio

Foram contratadas duas milhões de doses
Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã no Rio
Saúde

Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta

Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta
Ver mais de Mundo