Delivery Much
INTERNACIONAL

Presença dos EUA no Golfo é oportunidade, afirma Irã

13 Mai 2019 - 09h29

A presença militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico não é uma ameaça, mas uma "oportunidade", afirmou neste domingo, 12, um comandante do alto escalão da Guarda Revolucionária Iraniana. "Um porta-aviões que tem ao menos 50 aviões e 6 mil soldados reunidos era uma séria ameaça para nós no passado, mas agora é uma oportunidade", disse Amirali Hajizadeh, chefe da divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária.

O comandante afirmou em entrevista à agência de notícias estatal iraniana Isna que, "se os americanos fizerem algum movimento, os atingiremos na cabeça". O comandante da Guarda, o major-general Hossein Salami, disse em uma sessão parlamentar ontem que os EUA iniciaram uma guerra psicológica na região.

O Pentágono enviou na sexta-feira uma bateria de mísseis Patriot e um navio da Marinha dos EUA para o Golfo Pérsico. O USS Arlington e os mísseis se juntaram ao grupo de ataque do USS Abraham Lincoln, porta-aviões nuclear americano da classe Nimitz, e a uma força-tarefa de bombardeiros B-52, que foram destacados no início da semana passada para a região.

O USS Arlington, que transporta fuzileiros navais, veículos anfíbios, navios de desembarque e helicópteros, deve chegar em breve à região. O sistema de mísseis Patriot, fabricado pela Raytheon, pode derrubar mísseis balísticos táticos, mísseis de cruzeiro, drones e aviões.

Ainda neste domingo, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, disse no Twitter que o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, havia feito planos para os EUA se retirarem do acordo nuclear de 2015 e adotar uma posição mais agressiva em relação ao Irã antes mesmo de assumir seu atual cargo.

Zarif publicou no Twitter um link para um artigo escrito por Bolton e publicado pela revista National Review em 2017 com o título Como Sair do Acordo Nuclear Iraniano. (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Biden vai pedir quarentena a passageiros internacionais

Ele pediu ainda o uso de máscaras em transportes entre os estados
Saúde

Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas

O grupo fará uma doação para o programa Unidos Contra a Covid-19 no valor de R$ 1,6 milhão, referente a uma usina de produção de oxigênio, que deverá dar suporte aos hospitais públicos da região
Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas
Saúde

Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã no Rio

Foram contratadas duas milhões de doses
Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã no Rio
Saúde

Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta

Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta
Ver mais de Mundo