transito
INTERNACIONAL

Polícia francesa prende 227 em protestos dos 'coletes amarelos'

20 Abr 2019 - 21h39

O movimento dos coletes amarelos voltou às ruas da França neste sábado, 20. Foi o 23.º sábado consecutivo de manifestações, a primeira após o incêndio da Catedral de Notre-Dame. Além do protesto contra a desigualdade social no país, o grupo incluiu também na lista de insatisfações o valor de US$ 1 bilhão prometido para restaurar a igreja. A polícia teve trabalho para conter grupos de vândalos que se infiltraram na multidão e prendeu 227 pessoas.

Desta vez, as forças de segurança estavam de prontidão em Paris e em outras cidades. De acordo com os jornais franceses, milhares de pessoas marcharam nas ruas da capital.

Protestos também foram registrados em Toulouse, Montpellier e Bordeaux. Segundo o Ministério do Interior, 60 mil policiais foram convocados para a segurança em todo o país - 5 mil em Paris.

O presidente francês, Emmanuel Macron, deveria ter divulgado esta semana um grande programa de reformas para aplacar a insatisfação social, mas o anúncio foi adiado pelo incêndio na Catedral de Notre-Dame, na segunda-feira. Na sexta-feira, 19, o acesso aos arredores da catedral estava fechado.

A polícia também impediu a entrada de pessoas em outros pontos emblemáticos, como a Avenida Champs-Elysées, o centro de Lyon e a praça do Capitólio de Toulouse. "Não é razoável permitir a passagem de protestos de 5 mil a 10 mil pessoas nos arredores da Notre-Dame", disse Didier Lallement, chefe da polícia de Paris.

A comoção nacional provocada pelo incêndio da Notre-Dame irritou alguns membros do movimento dos coletes amarelos, especialmente pelos em razão dos milhões de euros prometidos pelas maiores fortunas francesas para a reconstrução da igreja. "Ninguém é contra o dinheiro para a Notre-Dame, mas e os pobres?", questionou Jean François Mougey, membro do sindicato dos ferroviários.

Em Paris, foram quatro marchas, que rapidamente descambaram para o confronto. Alguns dos manifestantes e black blocs colocaram fogo em canteiros, saquearam lojas e danificaram automóveis.

Dezenas de motocicletas foram incendiadas na região da Place de la Republique e do Boulevard Richard Lenoir. Em resposta, os policiais lançaram bombas de efeito moral. COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Matérias Relacionadas

Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Ver mais de Mundo