INTERNACIONAL

Polícia desarticula na Espanha órgão de comunicação da guerrilha colombiana ELN

15 Abr 2019 - 14h37

A Polícia Nacional da Espanha informou nesta segunda-feira, 15, que desarticulou a infraestrutura do órgão oficial de comunicação da guerrilha colombiana Exército de Libertação Nacional (ELN), em uma operação na qual foi preso em Madri o seu administrador.

A infraestrutura foi utilizada pelos terroristas para reivindicar a autoria do atentado cometido em 17 de janeiro contra a Academia de Cadetes General Santander em Bogotá, na Colômbia, no qual morreram 22 pessoas e 66 ficaram feridas.

O detido, que é de nacionalidade espanhola, é acusado de crime de terrorismo por abrigar material de propaganda e difusão de conteúdo do ELN, informou a Direção Geral de Polícia da Espanha em comunicado. Ele foi preso em uma operação no sábado.

Durante as investigações, constatou-se que o servidor de uma associação administrada pelo detido hospedava o site oficial do grupo na internet, chamado "ELN-Voces", e outros portais oficiais utilizados pela organização.

Também ficou comprovado que o detido administrava a infraestrutura utilizada para trabalhos de propaganda e comunicação oficial do ELN, acrescentou a polícia espanhola.

As investigações começaram quando se soube que o ELN utilizou seu site oficial, hospedado em servidores da associação espanhola, para reivindicar pela primeira vez a autoria do atentado em Bogotá.

Um integrante do ELN provocou a explosão do veículo que conduzia carregado com 80 quilos de pentolite ao chocá-lo contra os muros do alojamento da escola policial.

Durante a operação, realizada com a colaboração da polícia colombiana, os agentes fizeram duas diligências, uma na residência do detido e outra na sede da associação que ele administrava.

O ELN é considerado a última guerrilha na Colômbia depois do acordo de paz de 2016 que desarmou e transformou as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em partido político. (Com agências internacionais)

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Dólar fecha no menor nível em um mês após acordo sobre Orçamento

Bolsa de Valores tem pequena queda em dia de ajustes
Saúde

Espanha vai doar medicamentos do kit intubação ao Brasil

Insumos chegarão no final da próxima semana
Segurança

Tiroteio em Indianapolis deixa oito mortos e vários feridos

Incidente ocorreu em um armazém da FedExc, empresa de carga aérea
Saúde

Brasil recebe 2,3 milhões de kits de intubação vindos da China

Insumos foram comprados por grupo de empresas e serão doados ao SUS
Brasil recebe 2,3 milhões de kits de intubação vindos da China
Ver mais de Mundo