segunda, 18 de fevereiro de 2019 - 06h58
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
INTERNACIONAL

Pentágono tenta tranquilizar Otan sobre compromisso dos EUA com a aliança

13 Fev 2019 - 20h53

O secretário interino de Defesa dos Estados Unidos, Patrick Shanahan, procurou tranquilizar os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre o compromisso americano com uma aliança após mensagens confusas do presidente Donald Trump sobre o assunto. Shanahan deu "uma mensagem muito forte e muito clara sobre o compromisso dos EUA com a Otan" no primeiro dos dois dias de reuniões aqui, disse o secretário geral da aliança, Jens Stoltenberg. "Somos encorajados pela forte mensagem de Shanahan hoje", afirmou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira.

Porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, Eric Pahon disse que a caracterização de Stoltenberg sobre a mensagem dada por Shanahan na Otan foi precisa. "O secretário está na Otan focado no futuro da aliança buscando promover união e progresso contínuo para implementar os resultados da cúpula da aliança de 2018", comentou. Nessa cúpula, os membros se comprometeram com novas medidas para fortalecer a aliança e deter a Rússia, incluindo a aceleração da capacidade de transportar tropas e equipamentos para os vizinhos da Rússia.

A reunião de ministros da Defesa é a primeira oportunidade para muitos membros da aliança militar avaliarem Shanahan, que foi executivo da Boeing e assumiu o comando do Pentágono no início do ano, prometendo trabalhar com o presidente Donald Trump para cumprir as metas dos EUA na área militar. Fonte: Dow Jones Newswires.

Odontocop