Delivery Much
INTERNACIONAL

Partido do atual presidente da África do Sul comemora vitória em eleições gerais

11 Mai 2019 - 13h11

O Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), partido do atual presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, comemora neste sábado sua vitória nas eleições nacionais do país. O anúncio formal deve ser feito neste sábado. Com 99,9% dos votos apurados, o ANC tinha 57,5% do total, disse a comissão eleitoral sul-africana. Apesar da vitória, foi o pior desempenho da sigla que governa a África do Sul desde o fim do apartheid.

A participação eleitoral foi baixa na África do Sul (65%), o que refletiu frustrações de muitos sul-africanos após escândalos de corrupção em torno do ANC, que levaram o ex-presidente Jacob Zuma a renunciar ao cargo no ano passado diante de pressões do partido. Em 2014, a participação eleitoral havia sido de 74%. Ramaphosa prometeu acabar com a corrupção no país e pediu desculpas aos sul-africanos, mas seu novo mandato de cinco anos está ameaçado por aliados de Zuma dentro do ANC.

Para observadores internacionais, a economia sul-africana poderia ficar ainda mais enfraquecida se Ramaphosa fosse removido do cargo de presidente por seu próprio partido. Ele vence de forma apertada a liderança da sigla no fim de 2017, semanas antes de Zuma sair da presidência. Na África do Sul, o presidente e o Parlamento não são eleitos diretamente. O número de votos ganhos por cada partido determina a distribuição de cadeiras no Parlamento, que tem 400 assentos. O presidente do país é o líder do partido que recebe mais votos. Fonte: Associated Press.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Bancos Inter, Itaú e Caixa lideram ranking de reclamações ao BC

São consideradas instituições com mais de 4 milhões de clientes
Saúde

Governo do Estado acompanha ato de entrega das vacinas contra a Covid-19 nesta segunda-feira

No domingo (17), os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram por unanimidade o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a Covid-19
Governo do Estado acompanha ato de entrega das vacinas contra a Covid-19 nesta segunda-feira
Saúde

Anvisa devolve pedido de uso emergencial da Sputnik

Vacina é fabricada pela Rússia
Saúde

Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid

Decisão depende de publicação para entrar em vigor
Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid
Ver mais de Mundo