INTERNACIONAL

Parlamento rejeita acordo do Brexit e deixa governo de May à beira do colapso

16 Jan 2019 - 05h02Por AP

A primeira-ministra britânica, Theresa May, sofreu na terça-feira, 15, a pior derrota na história de um governo britânico no Parlamento. O acordo que ela negociou com a União Europeia nos últimos dois anos foi rejeitado por 432 votos a 202. Em seguida, o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, protocolou uma moção de não confiança, que será votada na quarta-feira, 16. Se aprovada, May será obrigada a antecipar as eleições.

A votação de ontem confirmou a impressão de que o governo britânico está em um beco sem saída. O Parlamento parece dividido em três correntes, nenhuma majoritária. Cerca de um terço dos deputados do partido de May, o Conservador, apoia o acordo que ela fechou com a UE. Contra a premiê está a oposição, que defende um novo referendo do Brexit, e uma facção no próprio partido de May, que quer deixar a UE sem nenhum acordo.

Essa fragmentação é o que pode salvar o cargo da premiê na votação de hoje. Isso porque os membros rebeldes de seu partido, apesar de terem votado ontem contra May, preferem evitar novas eleições e o risco de dar o poder à oposição, o que abriria caminho para um novo referendo sobre o Brexit.

O que acontece agora nem o governo britânico sabe. Os termos para a saída de um membro da UE foram definidos pelo Artigo 50 do Tratado de Lisboa, em vigor desde 2009. O bloco europeu, no entanto, foi criado para integrar o continente e absorver membros. A possibilidade de alguém se retirar da UE, embora tenha sido incluída no texto, nunca foi levada muito a sério.

Por isso mesmo a confusão começa com um brutal erro de cálculo do então premiê David Cameron. Em 2013, ele tentava evitar a debandada de deputados conservadores para o Ukip, um partido nacionalista que crescia graças ao discurso anti-UE.

Cameron fez uma concessão e convocou o referendo, apostando que os britânicos jamais apoiariam o Brexit. O premiê, porém, subestimou a insatisfação da maioria e os primeiros passos da guinada à direita que tomaria de assalto vários países do mundo.

Em junho de 2016, os britânicos aprovaram a saída da UE e encerraram a carreira política de Cameron. Após sua renúncia, o cargo caiu no colo de sua secretária do Interior, Theresa May, que prometeu levar adiante a decisão popular. Nos últimos dois anos, ela negociou com os europeus os termos do divório.

De cara, o maior desafio de May era fazer com que o Reino Unido mantivesse acesso ao mercado comum europeu, o que manteria Londres como capital financeira da Europa. A manobra, porém, já nasceu derrotada. A UE pedia em troca que May aceitasse a livre circulação de cidadãos, o que batia de frente com uma das bandeiras dos nacionalistas britânicos: a restrição aos estrangeiros no país.

Aos poucos, estimativas de agências do governo, do Banco da Inglaterra, do FMI e de empresas de consultoria desenhavam um futuro cada vez mais sombrio para a economia britânica após o Brexit. Bancos, seguradoras e fundos de investimentos anunciaram mudança para Paris, Frankfurt ou Dublin, em busca de manter acesso ao mercado de 430 milhões de pessoas.

Em julho, o London School of Economics alertou para o risco de escassez de alimentos. Em novembro, analistas do governo estimaram que a saída da UE poderia causar uma crise pior do que a de 2008 e indicaram que o PIB do país será 3,9% menor, em 2034, em relação ao que seria se não houvesse Brexit. Na semana passada, um relatório da consultoria Ernst & Young revelou que bancos e firmas de investimento já tinham movido US$ 1 trilhão do Reino Unido para a Europa.

Na terça-feira, mesmo derrotada, May parecia impassível. "Está claro que o Parlamento não apoia este acordo, mas a votação (de ontem) não nos diz nada sobre o que ele apoia", disse. Se sobreviver à votação de hoje, ela terá até segunda-feira para apresentar um plano alternativo, que pode ser emendado ao gosto dos deputados.

"Foi uma derrota catastrófica para o governo", definiu Corbyn, o líder da oposição. Em Bruxelas, que nunca escondeu o desejo de que os britânicos fiquem no bloco, as reações foram otimistas. "Se um acordo for impossível, e ninguém quiser acordo nenhum, então quem finalmente terá a coragem de dizer qual é a única solução possível?", disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer

Princesa se submeteu a uma cirurgia abdominal em janeiro
Kate Middleton anuncia estar em quimioterapia, após descobrir câncer
Segurança

Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália

Nesta semana o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado
Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália
Segurança

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo
STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Economia

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Número de inadimplentes chegou a 72,07 milhões, segundo a Serasa
Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda
Ver mais de Mundo